Notícias

Alunos estreiam novas poltronas inclinadas do Planetário de Vitória

Publicada em 24/05/2017, às 12h55

Por Daniella Sanz Ramos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos


Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO
Prefeito Luciano Rezende visitou o observatório do Planetário e conversou com os alunos
Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO
Espaço recebeu poltronas inclinadas com o objetivo de proporcionar melhor visualização das sessões

Os alunos dos 1º e 2º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, do bairro Bonfim, estiveram no Planetário de Vitória, na manhã desta quarta-feira (24), para assistir a uma sessão especial sobre o universo. As crianças tiveram a oportunidade de inaugurar as novas poltronas inclinadas do observatório, compradas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para proporcionar a visualização adequada das projeções.

Os estudantes conheceram o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que fez uma visita ao espaço do Planetário, e interagiram com ele. O chefe do Executivo municipal conversou com os pequenos e falou sobre os outros espaços da cidade voltados à aprendizagem lúdica e interativa dos alunos, como a Escola da Ciência - Biologia e História, o Centro de Ciências Físicas e a Praça da Ciência.

Encantado, o aluno do 1º ano Felipe Gonçalves, de 6 anos, disse que vai voltar com a família ao equipamento, que é mantido pela Prefeitura de Vitória em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). "Eu adorei. A gente viu o céu. Parecia que estava de noite. Eu gostei muito e quero voltar com meus pais", disse.

Planetário

O observatório recebe uma média mensal de 2 mil pessoas por mês. As novas poltronas, com inclinação de 10 graus, estão no principal espaço do Planetário, que é uma sala que tem o teto em forma de cúpula, onde são projetadas imagens do céu e os visitantes, sentados, num ambiente escuro, são levados a uma viagem pelo cosmo.

Acessibilidade

O Planetário é mais um espaço da cidade em que a inclusão se faz presente. Surdos, deficientes visuais e cegos têm a oportunidade de conhecer e interagir no local por meios de sessões especiais e acessíveis.

As visitas são gratuitas e, para grupos acima de 20 pessoas, deve ser feito agendamento prévio.

Planetário de Vitória
Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus da Ufes, Goiabeiras (veja no mapa)
Telefone: (27) 3227-2531
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 as 12h e das 13 às 18h; as quintas-feiras, sessões abertas ao público a partir das 18 horas e agendada pela alunos do noturno, às 19h30; e as sextas-feiras, sessões abertas ao público a partir das 19 horas.
Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO
Diego Alves
ENTREGA DAS CADEIRAS DO PLANETÁRIO

Voltar ao topo da página