Notícias

Alunos e moradores levam mensagem de paz para caminhada na Grande Maruípe

Publicada em 20/09/2014, às 14h23

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Bandas marciais das escolas da Grande Maruípe participaram da Caminhada Cívica pela Paz
Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Cerca de 4 mil pessoas saíram pelas ruas da região levando a mensagem da paz

As comunidades da Grande Maruípe participaram neste sábado (20) da 12ª edição da Caminhada Cívica pela Paz, que este ano trouxe como tema "Diversidade e Cidadania".

Ao som das bandas marciais das escolas da região, e também da banda convidada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Judice de Mattos, do bairro Bela Vista, cerca de 4 mil pessoas participaram do evento. Seguiram juntos anunciando a paz pelas ruas da Grande Maruípe alunos, ex-alunos, pais, professores, familiares e comunidade.

O desfile começou às 8 horas, com as escolas saindo de vários polos e se encontrando em diversos entroncamentos organizados pela Guarda Municipal. Os participantes foram em direção à avenida Maruípe, passando pelo campo de futebol do Caxias até chegar à praça de Itararé, onde um outro grupo da comunidade já aguardava para finalizar o percurso.

A aluna da Emef Zilda Andrade Ana Júlia Rocha, de 9 anos, está no terceiro ano e participa pela segunda vez da caminhada. Laço branco na cabeça, faixa confeccionada em sala de aula, bolsinha com água também preparada com os amigos da escola, e lá vai Ana Júlia e suas amigas: "É importante a gente vir aqui pra mostrar que na escola a gente aprende sobre a paz".

Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Com lenço branco na cabeça e faixa da paz, aluna Ana Júlia levou a sua mensagem para a caminhada
Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Professora Daniele Pereira Lopes ressaltou a integração entre alunos e comunidade no evento

Experiência

Também da escola Zilda Andrade é a professora Daniele Pereira Lopes, que atua no Laboratório de Informática. Ela participa pela primeira vez do evento: "Estou gostando muito porque é uma oportunidade de mostrar à comunidade nosso trabalho integrado. Fizemos tudo na escola, trabalhando com os alunos, e a experiência tem mostrado que tem sido muito bom”.

O garçom Wesley Barbosa foi acompanhar o filho de seis anos que estuda no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pedro Feu Rosa: "O meu filho cobrou que eu estivesse aqui com ele e eu vim. Vi que não é só uma caminhada, é importante pra toda a comunidade porque, com o crescimento das crianças, todos ganham”.

Criadores

O professor da Emef Prezideu Amorim Aguinaldo Rocha faz parte do grupo de fundadores da Caminhada Cívica e ressalta a importância do evento para as relações que envolvem sociedade e escola: "Nós estamos aqui mostrando um pouco do que fazemos na escola porque produzimos muitas coisas boas. Normalmente, a gente chama a comunidade para discutir problemas e com a caminhada estamos invertendo essa ordem, ou seja, trazendo a comunidade para produzir conosco possibilidades de uma sociedade melhor”.

Desta edição da Caminhada Cívica, participaram 10 unidades de ensino da Grande Maruípe: Emefs Prezideu Amorim, Zilda Andrade, Ceciliano Abel de Almeida, Otto Ewald Júnior, Grande Maruípe, Octacílio Lomba, Orlandina D'Almeida Lucas e Cmeis Pedro Feu Rosa, Valdívia da Penha Antunes Filho e Nelcy da Silva Braga), além da escola estadual Aflordízio Carvalho da Silva.

Participação

A Caminhada Cívica pela Paz acontece há 12 anos e foi incluída no projeto político-pedagógico das escolas da Grande Maruípe com o objetivo de mobilizar a participação da comunidade escolar visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio de reflexões sobre as temáticas abordadas.

Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Wesley Barbosa levou o filho para participar da Caminhada Cívica
Yuri Barichivich
Caminhada das Escolas
Caminhada deste ano teve o tema "Diversidade e Cidadania"

Voltar ao topo da página