Notícias

Alunos de Emef do Centro farão apresentações para valorizar cultura negra

Publicada em 14/11/2018, às 08h00

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Oficinas de cultura afro no Mucane
Alunos da Emef São Vicente de Paulo estão participando de oficinas de cultura afro no Mucane

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, nesta terça-feira (20), os alunos de tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro, vão apresentar os resultados das oficinas de percussão com instrumentos de ritmos afrobrasileiros e dança criativa cultural afro que estão sendo realizadas no Museu Capixaba do Negro (Mucane). O evento será na própria unidade, que fica na praça Irmã Josefa Hosanah, nos turnos matutino e vespertino.

Os estudantes também vão apresentar as danças "África do Sul" e "Morena de Angola". As oficinas são ministradas por Eduarda Rossana de Oliveira e Léo de Paula, no Mucane.

O objetivo das apresentações é proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade.

"As oficinas de cultura negra no Mucane são uma oportunidade de apresentar histórias e referenciais afrobrasileiros, revelando novas perspectivas sobre a história da cultura negra, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem com a cultura lúdica e criativa", disse o pedagogo Luiz Paulo Lima.

"Diante da correria, da mecanização do movimento, da automatização das nossas ações e da banalização do ser, a dança criativa tem a intenção de proporcionar seres mais ativos, independentes, criativos e conscientes de si. A proposta das oficinas de dança para crianças de tempo integral da Emef São Vicente de Paula é, por meio da dança, favorecer o autoconhecimento, o prazer pelo movimento, as possibilidades corporais e criações. A dança como vivência lúdica, criativa e expressiva", disse a professora de dança Eduarda Rossana de Oliveira.

Programação

Turno matutino
Percussão com os instrumentos de ritmos afrobrasileiros
Dança "África do Sul", com alunos do 5ºano
Dança criativa cultural afro

Turno vespertino
Percussão com os instrumentos de ritmos afro brasileiros
Dança afro "Morena de Angola", com alunos do 7º ano.


Voltar ao topo da página