Notícias

Alunos da Ufes fazem estudo sobre Observatório de Indicadores de Vitória

Publicada em 03/09/2018, às 18h34 | Atualizada em 03/09/2018, às 20h54

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Alunos de Economia da UFES conhecem Observatório de Indicadores
Universitários tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Observa Vix, que traz dados da cidade em várias áreas

Um grupo de alunos do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) fez uma visita à Prefeitura de Vitória para conhecer melhor o trabalho do Observatório de Indicadores (Observa Vix), da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), na tarde desta segunda-feira (3).

O NEPP é uma entidade estudantil do curso de Economia que visa fomentar o debate de políticas públicas com base em dados e evidências no meio acadêmico.

O assessor do Observatório de Indicadores, Alberto Frederico Salume Costa, explicou aos alunos como a ferramenta funciona e destacou a importância de ter os dados sobre cada bairro.

"Cada pedaço da cidade tem uma característica diferente. Por exemplo, os crimes de patrimônio acontecem mais em bairros com renda maior, como Jardim da Penha e Jardim Camburi. Já os crimes contra a vida são mais frequentes na periferia, justamente por uma questão de conflito. Esse olhar intraurbano é importantíssimo para direcionar recursos e ações específicas", reforçou.

Outros servidores que atuam no Observa Vix fizeram colocações relevantes, como o empenho da Prefeitura em fazer com que esses dados se transformem em ações que beneficiem a população. 

Exemplo

O estudante de Economia Ramon Tomaz elogiou o trabalho do Observatório de Indicadores. "O que vocês fazem é facilitar e otimizar o trabalho de vários setores da Prefeitura. Um bom exemplo para outras administrações".

Observatório de Indicadores

Dados de Vitória nas áreas de assistência social, cidadania e direitos humanos, conjuntura financeira, cultura, desenvolvimento urbano, educação, meio ambiente, saúde, turismo, trabalho e renda, entre outras, podem ser conferidos por qualquer pessoa no portal do Observa Vix.

O sistema é uma ferramenta de controle social e promoção do debate público, além de tornar os indicadores da administração municipal mais transparentes. É possível buscar as informações por tema, por objetivo e por região. Por meio do Observa Vix, o munícipe pode ter mais conhecimento da realidade da cidade.


Voltar ao topo da página