Notícias

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quinta-feira

Publicada em 05/02/2016, às 17h03 | Atualizada em 05/02/2016, às 17h29

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Volta as Aulas
Alunos da rede municipal voltam às aulas na quinta-feira (11)

As crianças e os adolescentes aproveitaram ao máximo o que as férias de verão puderam oferecer e, agora, preparam-se para voltar a estudar. É que as aulas da rede municipal de ensino de Vitória vão recomeçar.

Quinta-feira (11) é dia de volta às aulas para cerca de 17 mil alunos dos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e 30,4 mil alunos das 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), incluindo os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também das três Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti).

O processo de matrículas ainda está em curso, e esse número pode aumentar ainda mais até o primeiro dia de retorno das aulas. 

Formação

Para receber os alunos, os cerca de 5 mil profissionais que atuam nas unidades de ensino já participaram do primeiro momento formativo de 2016, de forma a organizar e planejar o ano letivo.

O encontro aconteceu entre quarta (3) e sexta (5), quando foram retomadas as ações que orientam o trabalho pedagógico de cada escola, como a implementação das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental/EJA; a avaliação diagnóstica; os planos de ensino; o planejamento da acolhida, das atividades de início do ano letivo com os estudantes e das Atividades Curriculares Complementares; a Política de Educação Especial e a definição dos professores para atuação do Ciclo Inicial de Aprendizagem do Ensino Fundamental (CIAEF).

Reformas e novos prédios

Douglas Schneider
EMEF Prezideu Amorim
Alunos da Emef Prezideu Amorim vão iniciar 2016 em prédio novo, que conta com 11 salas de aula

Para algumas comunidades, o ano letivo começa com novidades. A primeira é para a região de Bairro da Penha, Bonfim e Santos Dumont: os alunos da Emef Prezideu Amorim vão iniciar 2016 em prédio novo e com capacidade de atendimento para cerca de 600 alunos. Isso significa 250 vagas a mais neste ano.

O novo prédio já conta com uma estrutura interna completa e está sendo entregue em duas etapas. A primeira etapa contempla 11 salas de aula totalmente climatizadas com ar-condicionado central, todos os ambientes administrativos e pedagógicos necessários para o funcionamento, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de artes, cozinha, refeitório, além de secretaria escolar e de outros espaços destinados aos profissionais.

Reforma da quadra e ampliação do auditório

Na Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, os alunos vão iniciar o ano letivo com duas novidades. Está pronta para uso a nova quadra poliesportiva da escola, que é coberta, possui 600 metros quadrados e está apta para os mais diversos tipos de esporte, como basquete, futebol, vôlei e handebol.

Além disso, o auditório, que antes tinha capacidade para apenas 60 pessoas, agora comporta 172 pessoas confortavelmente, tem piso escalonado, palco, dois camarins e depósito.

Novo prédio de Cmei de Ilha das Caieiras

Na Ilha das Caieiras, cerca de 300 alunos iniciam o ano letivo em escola nova. É que foi entregue a primeira etapa das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi. O novo prédio agora é composto por sete salas de aula, uma sala de informática, cozinha, refeitório, depósito, banheiros, pátio e ambientes administrativos.

O prédio antigo, anexo à nova área em uso, já está em reforma e vai receber cozinha, ampliação de refeitório, vestiários, sala de descanso, sala de espera para os pais, novas dependências administrativas, nova sala de informática, novos banheiros masculinos e femininos e também mais duas salas de aula. Assim que a obra for totalmente entregue, o novo prédio do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi terá capacidade para atender cerca de 550 crianças.

Matéria relacionada

EJA: rede municipal oferece 8 mil vagas para adultos concluírem estudos


Voltar ao topo da página