Notícias

Alunos da rede municipal participam de circuito cultural de teatro na Ufes

Publicada em 19/10/2018, às 15h36

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Circuito Cultural Unimed
Alunos da rede municipal lotaram o Teatro Universitário para assistir ao espetáculo "A menina que queria ser estrela"
Divulgação Seme
Circuito Cultural Unimed
"O acesso à cultura é componente integrante para a formação para a cidadania", destacou a secretária de Educação, Adriana Sperandio

Cerca de 1,2 mil alunos da rede municipal de ensino assistiram ao espetáculo "A menina que queria ser estrela". A peça faz parte do Circuito Cultural Unimed e foi apresentada para os estudantes no Teatro Universitário (Ufes), nesta sexta-feira (19).

Assim que as luzes se apagaram e a cortina se abriu, os alunos "viajaram" pela história de uma menina que sonha em se tornar estrela. No espetáculo, da Cia Nós de Teatro, a pequena sonhadora desvenda os enigmas da lua, levando-a a múltiplas descobertas sobre a fauna, o folclore brasileiro e sobre si mesma.

Além disso, para alcançar o objetivo, ela contou com a ajuda de amigos que encontra em sua jornada. Ela teve que superar desafios dos mais variados, desde a simplicidade da escuta até um ato de coragem, já que, para alcançar sonhos, sempre é preciso enfrentar a realidade.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também acompanhou o espetáculo. "Levar os estudantes ao teatro faz parte do processo educacional. O acesso à cultura é componente integrante para a formação para a cidadania. A alegria das crianças é contagiante", enfatizou.

O produtor da WB Produções, Wesley Telles, destacou a importância do evento na vida das crianças. "A intenção é fazer com que essas crianças saiam da sala de aula para conhecer um espaço diferente. Para a maioria delas, esse é o primeiro contato com o teatro, considerando a falta de condições e oportunidade".

Semente

"Existem um cuidado e a preocupação da produção junto à Secretaria de Educação ao escolher um espetáculo que tenha um tema relevante e educativo. Hoje, a Educação mudou muito, não é só ensinar o Português e a Matemática, mas despertar na criança uma visão ampla. O teatro possibilita isto: cada criança que é beneficiada com esse projeto sai com uma sementinha plantada em seu coração", disse o produtor.

Oportunidade

A professora Elaine Barbosa, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Melo, disse esta é uma oportunidade de proporcionar aos alunos o acesso à cultura.

"Esse movimento é muito importante para as crianças porque nem todas têm esse acesso e condições de visitar um teatro. Sem dúvidas, esse projeto é uma oportunidade de gerar o acesso à produção cultural de forma divertida e educativa".


Voltar ao topo da página