Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Alunos da rede municipal ajudam a coletar óleo vegetal

Publicada em 09/03/2017, às 13h04


Divulgação Seme

Projeto de coleta de óleo vegetal

Alunos do Cmei Cecília Meirelles depositam garrafas com óleo no tonel (Ampliar imagem)

Sabão em pó e em pedra, detergente, ração animal e biodiesel. Esses são alguns itens produzidos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. A ideia já ganhou adesão de duas unidades da rede municipal de ensino. Tudo começou no Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, na Ilha de Monte Belo, e a iniciativa foi compartilhada com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, no mesmo bairro.

As duas escolas, que, no ano de 2016, trabalharam com o tema "sustentabilidade", receberam um tonel para fazer as coletas. Os alunos participaram de palestras, teatro e caminhadas, além de serem orientados a levar o óleo em garrafas fechadas para colocá-las no tonel, que é recolhido pela empresa Recicle Bio Coleta de Óleo Vegetal, parceira do projeto.

Na coleta do óleo, acontece uma troca: a empresa "ganha" o óleo e as escolas recebem materiais de limpeza, detergente e sabão. Depois de recolhido, o óleo vai para as indústrias, que decidem no que ele será transformado: sabão, ração para animais e biodiesel.

Conscientização

A diretora da Emef Adilson da Silva Castro, Renata Rocha Serrano, disse que os alunos "compraram" a ideia. "A ideia é trazer consciência para os alunos e mostrar para eles como isso pode ajudar a escola e o meio ambiente. Muitos pais faziam o descarte na pia ou no bueiro e, depois das palestras, passaram a trazer para a escola. Isso tem sido muito gratificante", contou.

No Cmei Cecília Meireles, os alunos visitaram vários pontos de coleta da região para ver como era feito o descarte. "O nosso foco era conscientizar as famílias sobre o meio ambiente. Fizemos parcerias com um restaurante e uma casa de festas para poder melhorar ainda mais. A aproximação das famílias foi muito importante, e houve relatos de pais frisando que os pequenos tinham mudado toda a rotina da casa, tanto na reciclagem de lixo quanto na coleta de óleo", contou a pedagoga Christina Santos Toscano.

Parceria

"O descarte feito de forma errada é ruim para o meio ambiente, e essa parceria ajuda muito. O reaproveitamento do óleo vegetal traz muitos benefícios para o meio ambiente. Apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. Para que esse problema seja evitado, é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar o óleo em excesso e coletando o mesmo para reciclagem. O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plastico transparente e entregar em um posto de coleta", ressaltou o sócio da empresa, Gilson dos Santos.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140

Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Maxuel Rodrigues


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site