Notícias

Alunos da Fonte Grande tocam bateria em seminário nacional de educação musical

Publicada em 12/09/2018, às 15h44 | Atualizada em 12/09/2018, às 18h00

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Clube da Bateria da Emefti Anacleta
Alunos da Emefti Anacleta Schneider Lucas aprendem a tocar bateria
Divulgação Seme
Clube da Bateria da Emefti Anacleta
Estudantes do Clube de Bateria se preparam para apresentação no Seminário Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical Brasil

Estudantes do "Clube de Bateria" da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Anacleta Schneider Lucas, em Fonte Grande, vão se apresentar no II Seminário Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical Brasil (Fladem Brasil).

O convite foi feito pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A bateria mirim, formada por 20 pequenos sambistas, vai tocar nesta quinta-feira (13), às 18h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na praça João Clímaco, no Centro.

A cultura capixaba e as atividades realizadas pelos alunos serão destaques na apresentação. O trabalho é desenvolvido pelos professores Diego Rodrigues, padrinho da bateria, Alana Marques e Davi Queiroz.

Os alunos ainda terão participação especial no lançamento do livro de Aroldo Rufino de Oliveira: "Biografia memorável do primeiro mestre-sala do carnaval capixaba".

"A participação dos alunos nesse seminário é muito importante. Isso é resultado do trabalho deles na escola. Um reconhecimento de tudo que eles têm feito desde o início do ano. Agora têm a oportunidade de se apresentarem para o meio acadêmico mostrando a música popular", disse Davi Queiroz, que é professor de música.

Clubes

Os clubes são espaços para exercitar o protagonismo. O grupo existe há quatro anos e reúne estudantes do 4º ao 9º anos do ensino fundamental.

"A atividade de música conta com a participação de alguns alunos que possuem influência direta da escola de samba Unidos da Piedade, que fica no mesmo bairro da escola", acrescentou o professor.

Fladem Brasil

A cada ano, o Fladem Brasil realiza um seminário nacional buscando reunir educadores musicais de todo o País para trocar ideias. O seminário busca fomentar reflexões, discussões e interações sobre demandas para o campo da Educação Musical em diálogo com o pensamento latino-americano. Este ano, ele acontece em Vitória entre 11 e 14 de setembro, no Palácio de Cultura Sônia Cabral.

O evento tem participação de palestrantes nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos e experiências a partir de perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas por meio de conferências, minicursos, mesas-redondas e grupos de trabalho.


Voltar ao topo da página