Notícias

Alunos aprendem a combater o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 22/03/2019, às 16h01

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Combate ao aedes aegypti
Agente se fantasiou de mosquito Aedes aegypti para orientar os pequenos do Cmei Reinaldo Rindolfi para combate às doenças transmitidas pelo inseto
Divulgação Semus
Combate ao aedes aegypti
Alunos da Emef Éber Louzada Zipinotti também participaram das ações de conscientização

Para reforçar o trabalho de sensibilização da comunidade para a prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), promoveu atividades com abordagem lúdica e científica junto a alunos e moradores durante esta semana.

No total, 1.257 pessoas foram alcançadas pela equipe de Educação e Saúde (ESA), que apresentou uma peça lúdica de teatro e expôs uma maquete com diversos ambientes.

Receberam as atividades estas unidades: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Rindolfi, ambos em Maria Ortiz, e Emef Éber Louzada Zipinotti, em Jardim da Penha.

"Queremos levar à comunidade escolar conhecimento aplicável ao dia a dia das famílias de Vitória. Ao ensinar crianças e adolescentes, estamos os incentivando a se tornar vigilantes, a ajudar seus pais e servir de exemplo para a comunidade", aponta o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Ação Educativa

Além disso, foi realizada uma Ação Educativa no Parque Moscoso, em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em comemoração pelo Dia da Água. Na ocasião, foi montada uma maquete com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Check list

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

Divulgação Semus
Combate ao aedes aegypti
Emef Marechal Mascarenhas de Moraes também recebeu ação educativa do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental
Divulgação Semus
Combate ao aedes aegypti
Parque Moscoso recebeu Ação Educativa no Dia da Água

Voltar ao topo da página