Notícias

Aluna da EJA participa de programa de TV para falar da paixão por livros

Publicada em 03/01/2019, às 16h52 | Atualizada em 03/01/2019, às 16h52

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Aluna da EJA no programa de Fátima Bernardes
Fabiana (de blusa jeans em frente à apresentadora Fátima Bernardes) falou no programa sobre a sua paixão pelos livros

Fabiana Rodrigues é diarista e estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ela voltou a estudar ano passado e agora tem uma nova paixão: a literatura. 

Ela foi parar no programa "Encontro", da jornalista Fátima Bernardes, na TV Globo, junto com o professor de Língua Portuguesa Fábio Mota. Na ocasião, a aluna contou um pouco mais sobre sua história de superação e paixão pelos livros.

"Voltar a estudar é algo que eu sempre sonhei, mas, devido ao casamento e a algumas mudanças, fui deixando de lado. Depois da separação, ao procurar emprego, encontrei muita dificuldade por não ter estudos. Foi aí que decidi que iria trabalhar e estudar, não queria mais ficar adiando", disse Fabiana.

O professor de Português foi um dos principais incentivadores. "Que a história da Fabiana anime outros estudantes que se desconectaram do ambiente escolar a retornar. Que 2019 seja um ano de recomeço e uma nova etapa de vida e sentido de existência", disse Fábio Mota.

Motivação

"Com certeza, isso é fundamental. Tenho muita esperança que a história dela seja o gatilho para muita gente que está em casa. Hoje, a Fabiana pode ser o fator que vai motivar as pessoas que estão pensando: 'ela está conseguindo, eu também vou conseguir', não importa em qual série aquela pessoa parou de estudar", disse Fátima Bernardes.

Outra participação

O Brasil inteiro também teve a oportunidade de conhecer o projeto "Penso, logo respeito" no programa Encontro. Desenvolvido pelas professoras Lívia Costa Araújo e Rosileia Soares, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D’Arc, ele trabalha com os pequenos no combate ao racismo.


Voltar ao topo da página