Notícias

Altas habilidades: estudantes produzem livro de histórias e ilustrações

Publicada em 26/09/2017, às 16h04

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Divulgação Seme
Alunos com altas habilidades da Emef Vercenílio
Alunos da Emef Prof. Vercenílio da Silva Pascoal produziram as ilustrações e ainda fizeram os contos do livro

Ampliar os conteúdos e experiências e potencializar talentos no decorrer dos anos no ensino fundamental são alguns dos objetivos da modalidade Altas habilidades/Superdotação, que é ofertada em seis unidades da rede municipal de ensino.

Alunos com os mais variados talentos são atendidos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´Arc, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são de encher os olhos.

Nas atividades individuais, as aptidões se destacam: artes manuais, linguagem criativa e ciências naturais são algumas das áreas de interesse do grupo de estudos. Se individualmente os estudantes se destacam, quando a atividade é proposta em grupo o resultado não é diferente.

Livro de histórias

Ao serem estimulados pela professora Maira Tassiane Zanotto a produzir conteúdos literários a partir de histórias famosas mundo afora, eles se uniram, discutiram o projeto como "gente grande" e o resultado foi um livro de contos que foi lançado esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, durante o "II Encontro com Famílias".

A obra conta com seis releituras de clássicos infantis da literatura mundial, escritas pelo estudante Pablo Oliveira, de 12 anos, e dois contos inéditos, escritos pela aluna Alice Jureswski, também de 12 anos. O grupo conta ainda com a talentosa Esther de Jesus Resende, de apenas 8 anos, Marcos Henrique Gomes, 14, e Carlos Eduardo Delpranque, 12.

Todas as ilustrações do livro foram produzidas pelos próprios adolescentes durante os encontros no contraturno escolar, sempre supervisionados pelos profissionais da unidade.

Resultado gratificante

"É muito gratificante ver a empolgação deles com o projeto, e a vontade deles em participar e virem para a escola. É um estímulo importantíssimo e que faz a diferença não só no rendimento escolar, mas no comportamento como um todo, seja em casa com a família ou com os amigos", afirma Simone Delpranque, mãe do Carlos Eduardo.

Para Edinéa Nascimento, mãe da Alice, conhecer a modalidade de Altas habilidades foi determinante para auxiliar e promover o desenvolvimento intelectual e comportamental da filha.

"Alice sempre foi muito comunicativa, curiosa e com um olhar muito particular sobre as coisas. Ver esse potencial se desenvolvendo é uma surpresa muito boa. Percebemos ela muito mais feliz e dedicada com tudo, e isso é reflexo do bom trabalho feito pela professora Maira e por todos os profissionais da escola, que são muito dedicados”.


Voltar ao topo da página