Notícias

Alimentação saudável entra em debate na abertura oficial da IV Semana do Bebê

Publicada em 02/08/2017, às 14h15

Por Milene Miguel, com edição de Eduardo Brinco


Foto Divulgação
Mesa diretora no evento Semana do Bebê
A IV Semana do Bebê de Vitória teve início nesta quarta-feira
Carlos Antolini
ABERTURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ DE VITÓRIA
A nutricionista e consultora em Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Valderez Aragão, realizou a oficina sobre alimentação adequada

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na manhã desta quarta-feira (02), a abertura oficial da IV Semana do Bebê de Vitória. O evento, realizado desde 2014, é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de vida.

O evento contou com a participação de profissionais de saúde de nível superior e médio do Hospital das Clínicas e PMV, Agentes Comunitários de Saúde da rede municipal, profissionais da área de educação, profissionais que atuam no Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar (HPM), dentre outros.

Na ocasião, foi realizada uma oficina com o tema “Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de dois anos”, ministrado pela nutricionista e consultora em Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Valderez Aragão.

Em sua abordagem, a nutricionista cita medidas, com base no guia elaborado pelo MS, que traz os dez passos de uma alimentação saudável. Tais medidas contribuem para o desenvolvimento e habilidades dos profissionais em tratar do tema com as famílias. “Precisamos alinhar a abordagem feita pelos profissionais, visto que, as pesquisas demonstram elevados consumos de alimentos industrializados precocemente”, afirma Valderez.

Clique aqui e acesse o Guia dos Dez Passos para Alimentação Saudável

Direito de cada criança

Para a coordenadora da Plataforma dos Centros Urbanos e do escritório do UNICEF do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Luciana Phebo, os profissionais, principalmente de Estratégia de Saúde da Família, são chave para trabalhar essas diretrizes nos lares. “Muitas vezes essas famílias não tem a informação do que é alimentação adequada, por isso esses profissionais, da saúde, educação e assistência social, irão ajudar não só a prevenir doenças do momento, assim como, doenças futuras, como diabetes e obesidade”, ressalta.

O desenvolvimento de cada criança nos primeiros anos de vida recebe atenção prioritária do UNICEF no Brasil. Ele é um dos temas centrais da iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, da qual a cidade de Vitória passou a fazer parte, no último dia 25 de julho, onde a Prefeitura Municipal de Vitória e o UNICEF firmaram o compromisso de um trabalho coletivo pelas crianças e adolescentes excluídos e mais vulneráveis do município.

“Na Plataforma iremos acompanhar a cidade de Vitória com um indicador muito especifico, que revela o sobrepeso e a obesidade infantil. Nessa Semana do Bebê, o UNICEF foca muito na questão de alimentação saudável da primeira infância, porque entendemos que esta é a chave para o desenvolvimento sadio das crianças”, conclui Luciana Phebo.

Parque Moscoso

No sábado (5), famílias com crianças de até seis anos de idade estão convidadas a participar do evento "Criança no Parque", a partir das 8h30, no Parque Moscoso. A ação encerra a comemoração anual da Semana do Bebê de Vitória e foca no desenvolvimento no período da primeira infância.

Haverá brincadeiras, atividades lúdicas e culturais, além de ações educativas. Em destaque: a importância da amamentação, da alimentação saudável, da estimulação precoce, da prevenção de acidentes, da saúde bucal, do pré-natal incluindo a participação do parceiro, entre ações de saúde importantes para o desenvolvimento infantil.

"Desde 2014, Vitória realiza, em parceria com o UNICEF, a Semana do Bebê, que é uma mobilização social em favor da primeira infância. "E é exatamente isso que acontece quando todos esses parceiros se juntam para estimular profissionais, a sociedade e as famílias a debater as questões importantes que envolvem o desenvolvimento da criança nessa faixa etária de zero a seis anos", destaca Renilsa Silveira Amorim Souza, referência técnica da Saúde da Criança.

Programação IV Semana do Bebê

A programação conta com diversas atividades, como: oficinas para gestantes nas unidades de saúde, maternidades, bancos de leite, Centro de Referências, escolas e outras instituições. A ideia é trabalhar junto com antigas e novas parcerias, para o bem comum em prol do apoio, promoção e proteção da amamentação.
Durante as oficinas serão abordados assuntos como benefícios e técnicas da amamentação, higiene bucal, acolhimento às crianças, filmes, brincadeiras, além da exposição de fotos no Cantinho da Amamentação, valorizando assim, a relação entre a mãe e o bebê.

“Toda vez que uma mãe amamenta seu filho exclusivamente por seis meses e prolonga a amamentação por dois anos ou mais, essa criança tem menos chances de adoecer e se torna mais saudável. O leite é um alimento completo para o bebê e amamentar só fortalece o vínculo mãe-criança", afirma a secretária Municipal de Saúde interina, Regina Célia Diniz.

Confira a programação


Voltar ao topo da página