Notícias

Alimentação escolar ganha quase 2,5 mil notas 10 em avaliação por torpedo

Publicada em 10/09/2018, às 18h21 | Atualizada em 11/09/2018, às 12h25

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO
Alunos têm acesso a uma alimentação balanceada nas escolas da rede municipal

As famílias dos estudantes da rede de ensino de Vitória têm a oportunidade de avaliar os cardápios das escolas municipais. Trata-se da Avaliação da Alimentação Escolar, que permite aos pais ou responsáveis dar notas de 0 a 10 para a alimentação que é ofertada aos alunos.

O sistema funciona por meio de mensagens SMS (torpedos). Neste mês de setembro, as famílias receberam uma mensagem no celular cadastrado durante a matrícula escolar com a seguinte pergunta: "Qual a sua satisfação com a alimentação escolar ofertada na rede municipal de ensino? Dê uma nota de 0 a 10".

A partir daí, bastava responder ao torpedo com a nota desejada. Nesta primeira ação avaliativa, foram enviadas 41.416 mensagens, sendo obtidas 6.307 respostas. Ao todo, foram 2.471 notas "10", e a nota média de avaliação ficou em 7,9.

Satisfação

O resultado foi comemorado pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que lembrou que a ferramenta de avaliação por torpedos já é usada também nas unidades de saúde. 

"Essa é mais uma avaliação exata da satisfação do morador de Vitória com as muitas prestações de serviços da Prefeitura. Já fazemos isso nas unidades de saúde, onde as notas médias estão acima de 9. Com isso, vamos melhorando a nossa prestação de serviços. Essa avaliação dos pais em relação à merenda apresentou uma nota altíssima: 7,9. A tarefa agora é manter essa ótima qualidade".

Ele destacou que o instrumento integra o modelo de gestão compartilhada na administração municipal. "Essa é uma estratégia da cidade inteligente, apurando, em gestão compartilhada com o morador, a qualidade do nosso trabalho na Prefeitura. Afinal, como gosto de dizer: somos todos prefeitos! A avaliação por nota, dada por quem usa os nossos serviços, dá referência aos servidores e segurança para nos tornarmos cada vez mais eficientes e transparentes, como a gente propõe".

Controle nutricional

"Todas as refeições servidas na rede municipal passam por um rígido controle nutricional. Contamos com a atuação de 10 nutricionistas, que visitam as escolas para garantir uma alimentação de qualidade e saudável. São elaborados 75 cardápios, sendo que 66 deles são para estudantes que têm restrição alimentar", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Referência

André Sobral
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO
Produtos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo FNDE

O Programa de Alimentação Escolar de Vitória, conduzido pela Seme, é referência nacional e internacional. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Diariamente, são servidas mais de 80 mil refeições, totalizando 15,8 milhões por ano.

Agricultura familiar

Boa parte dos alimentos servidos nas escolas é proveniente da agricultura familiar do Estado, que fornece frutas in natura, hortigranjeiros, laticínios e biscoitos. Veja os cardápios de setembro

"Além de contribuir para uma alimentação mais saudável com o emprego de produtos do campo, sendo parte, inclusive, de orgânicos, contribuímos também para o desenvolvimento da economia e para a sustentabilidade da agricultura", explicou o coordenador de Alimentação e Nutrição Escolar da Seme, Rafael Leite.

A nutricionista e responsável técnica pela alimentação nas unidades de ensino de Vitória, Brena de Castro, destacou ainda que frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras e balas não integram as refeições oferecidas aos alunos.

"Além disso, os cardápios são elaborados considerando a cultura alimentar local, prevendo pratos típicos da culinária e preparações especiais de acordo com as datas comemorativas", disse Brena.


Voltar ao topo da página