Notícias

Alimentação escolar da capital tem contas aprovadas para receber novos recursos

Publicada em 01/07/2019, às 15h34

Por Renata Moreira, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO
Rede municipal de ensino oferece alimentação escolar para cerca de 50 mil estudantes

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Vitória aprovou a prestação de contas de todas unidades de ensino da rede municipal referente aos recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a aprovação, a Prefeitura de Vitória está habilitada a receber os recursos oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento do Ensino (FNDE), destinados à aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar.

Entre os critérios avaliados, estão: aplicação dos recursos federais no Programa Municipal de Alimentação Escolar, boas práticas alimentares, uso de 30% da agricultura familiar no cardápio e qualidade e quantidade de refeições servidas.

Refeições

A rede municipal de ensino oferece alimentação escolar para cerca de 50 mil estudantes da educação infantil ao ensino fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diariamente, são servidas 80 mil refeições nas escolas, totalizando quase 16 milhões de refeições por ano.

Aprovação

"Conseguimos fechar a análise antes do prazo determinado pelo PNAE, com um mês de antecedência. Isso nos traz uma segurança maior. Todas as nossas análises foram feitas com base nas nossas visitas e nos acompanhamentos em cada unidade de ensino. Como tudo estava sendo feito de maneira correta e organizada, não tivemos problemas na hora de avaliar e aprovar", afirmou Evanilton Cândido Martins, presidente do CAE.

Alimentos de qualidade

"O Conselho de Alimentação Escolar tem um importante papel de fiscalização e contribuição para a política municipal de alimentação escolar. É um órgão fiscalizador responsável por acompanhar a aplicação de recursos federais, além de avaliar os processos licitatórios e avaliações de amostras dos gêneros alimentícios ofertados em nossas escolas. Estamos contentes com o trabalho deles e pela presteza na aprovação das contas, garantindo os recursos que contribuem para aquisição de alimentos de qualidade', disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio

Referência em alimentação escolar

Em Vitória, os alimentos oferecidos nas 103 escolas da rede compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo FNDE.

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Vitória é reconhecido internacionalmente como sendo de excelência, por conta de seu cardápio balanceado e variado.

Já foi até motivo de visita de comitivas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do governo da Guiana, que vieram a Vitória conhecer um pouco mais da alimentação da rede municipal de ensino.

Agricultura familiar

Boa parte dos alimentos servidos nas escolas é proveniente da agricultura familiar do Estado, que fornece frutas in natura, hortigranjeiros, laticínios e biscoitos.

"Além de contribuir para uma alimentação mais saudável com o emprego de produtos do campo, sendo parte, inclusive, orgânica, contribuímos também para o desenvolvimento da economia e a sustentabilidade da agricultura", ressaltou Rafael Leite, coordenador de Alimentação e Nutrição Escolar da Gerência de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Seme).


Voltar ao topo da página