Notícias

Agosto Azul: sábado de cuidados com a saúde do homem em Resistência

Publicada em 18/08/2017, às 14h20

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Fernanda Neves Gomes
Fachada US de Resistência
Unidade de Saúde de Resistência também aderiu à campanha Agosto Azul

Jogos, atividades educativas, consultas médicas e odontológicas e teste rápido (TR) para HIV, sífilis e hepatites. Essas e outras atividades vão acontecer neste sábado (19) na Unidade de Saúde (US) de Resistência, das 8 às 16 horas, dentro da programação da campanha Agosto Azul, voltada para homens de 20 a 59 anos de idade.

US de Vitória

Neste sábado (19), a Unidade de Saúde de Vitória - Centro vai ofertar para os homens cadastrados uma triagem com consultas médicas e odontológicas e vacinas, das 8 às 17 horas. A ação vai contar também com a equipe do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) para realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C.

US de Consolação

Também neste sábado (19), os moradores das regiões de Consolação, Gurigica, Horto e São Benedito vão participar de atividades na Unidade de Saúde de Consolação, das 7 às 14 horas.

Serão ofertados consultas médicas e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, entre outros atendimentos, tudo para o público masculino. Os homens passarão por uma triagem com auxiliares de enfermagem e, se necessário, serão encaminhados para consultas com enfermeiros ou médicos.

Haverá ainda palestras educativas sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti para a prevenção de dengue, Zika e chikungunya.

Campanha

Durante o mês de agosto, é realizada em todo o território nacional a campanha Agosto Azul, que tem como objetivo desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está promovendo várias ações nas unidades de Vitória para alertar o público masculino sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção de doenças.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, as moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.


Voltar ao topo da página