Notícias

Agosto Azul: homens participam de ações de promoção da saúde

Publicada em 07/08/2017, às 12h44 | Atualizada em 08/08/2017, às 13h08

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia mundial da saúde e atividade física
Agosto Azul promove ações de prevenção de doenças e agravos, além da atenção à saúde masculina

Com o objetivo de promover a sensibilização do público masculino sobre a importância do cuidado com a saúde, a Unidade Básica de Saúde de Resistência e o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) irão realizar, nestas quarta (9) e quinta (10), uma ação de promoção e prevenção em prol da campanha Agosto Azul.

O evento, realizado em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), vai acontecer na empresa Corpus Saneamento e Obras e vai contar com testes rápidos em trabalhadores que estão em situação de risco, vulnerabilidade e exposição de risco biológico.

Também será disponibilizado um espaço de informação em saúde ambiental para que os colaboradores tenham orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e um reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti para prevenir dengue, zika e chikungunya.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotou agosto, no calendário anual de datas comemorativas, para implementar o "Agosto Azul". O objetivo é desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), fortalecendo a prevenção de doenças e agravos, além da promoção da saúde masculina. Veja a programação

A Semus está promovendo várias atividades nas unidades de saúde de Vitória durante todo o mês de agosto, a fim de alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção de doenças.

A campanha inclui atividades físicas, abordagem ao tabagista, oferta de exames e atendimento multiprofissional. Os serviços serão ofertados em horários alternativos, com a finalidade de facilitar o acesso e o acolhimento da população masculina aos serviços de atenção básica à saúde.


Voltar ao topo da página