Notícias

Agosto Azul: Cresce número de homens que buscam serviços de saúde

Publicada em 17/08/2018, às 12h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semus
Profissionais da Saúde na ação do Sesi
O objetivo do Pré-Natal do Parceiro é sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde

Agosto é conhecido como o mês da campanha Agosto Azul e também como o mês dos Pais. E nas unidades de saúde de Vitória, as duas propostas andam juntas com a oferta do Pré-Natal do Parceiro para os homens que acompanham suas companheiras durante a gestação.

Os números mostram que o programa tem se consolidado na capital, com crescente aumento de homens que aderiram ao programa. No primeiro semestre de 2017, 91 homens acessaram o serviço enquanto no mesmo período desse ano foram 125.

O objetivo do Pré-Natal do Parceiro, assim como do Agosto Azul, é sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e buscar os serviços públicos das unidades de forma preventiva.

A referência técnica da Saúde do Adulto, Marilene Gonçalves França, explica que é comum a mulher cuidar de sua saúde ao longo da vida e principalmente na gestação, mas isso não acontece com os homens.

“Aproveitamos esse momento para sensibilizar os parceiros dessas mulheres sobre a importância dele cuidar da própria saúde, além de prepará-los para a responsabilidade nos cuidados com o futuro bebê e com a saúde da mãe”.

Paternidade e cuidado

Desde 2015, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória oferece o serviço de pré-natal para parceiros. A oferta é baseada no eixo “"Paternidade e Cuidado" da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Atualmente sete unidades oferecem o serviço: Consolação, Resistência, Jesus de Nazareth, Praia do Suá, Andorinhas, Santo André e Ilha das Caieiras.

Para Marilene, a crescente procura por esse pré-natal deve-se ao empenho dos profissionais de saúde. “Com o envolvimento dos profissionais na oferta e no desenvolvimento dessa atividade, é cada vez maior o número de parceiros que se sentem acolhidos e participam efetivamente dessa estratégia”, afirma.


Voltar ao topo da página