Notícias

Agentes de trânsito de Vitória têm formação superior ao dobro de regra nacional

Publicada em 08/06/2017, às 07h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Réveillon 2017 na praia de Camburi
Agentes de trânsito de Vitória recebem conteúdo para a mediação de inúmeras situações de conflito presentes no cotidiano das ruas

Até o final de 2017, todos os agentes de trânsito do País deverão se adequar à portaria nº 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabelece a formação mínima de 200 horas-aula. A portaria foi publicada no dia 31 de maio e tem o prazo de 180 dias para entrar em vigor.

Em Vitória, atualmente, os agentes da Guarda Civil Municipal não só já recebem toda a estrutura curricular proposta pela portaria, como também possuem mais que o dobro da quantidade mínima, totalizando 592 horas-aula de formação.

Todo o conteúdo adicional da grade dos agentes de trânsito de Vitória faz parte da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o que garante uma visão mais ampla e voltada para a manutenção do ordenamento público.

Segurança urbana

De acordo com o gerente de formação da Guarda, Bruno Medeiros, essa formação mais abrangente faz com que o agente vá além do simples ordenamento viário e da fiscalização de trânsito, garantindo uma integração com outros órgãos de segurança e uma atuação mais plural, que compreende diversas facetas da segurança urbana.

"O nosso agente de trânsito recebe conteúdo para a mediação de inúmeras situações de conflito presentes no cotidiano das ruas, sendo formado para compreender a problemática da segurança pública e poder atuar em situações diversas. A capacitação oferece noções de primeiros socorros, prevenção de incêndios e, no último caso, o uso de armas de menor poder ofensivo, como o spray de pimenta e o disparador de dados elétricos", disse.

Formação continuada

A nova portaria prevê ainda que todos os agentes devem passar por uma atualização a cada três anos, exatamente como a Guarda de Vitória tem feito. Em 2013, os agentes realizaram o curso de atualização de procedimentos operacionais do manual brasileiro de fiscalização de trânsito e, em 201,6 foi oferecido o curso de atualização de trânsito, com todas as novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em vigor e as alterações recentes na legislação de trânsito.

Por conta de todo o cuidado com a formação continuada, a Guarda de Vitória se tornou referência no Estado e, ao longo dos anos, tem realizado diversos cursos e palestras para agentes de trânsito de outros municípios da Grande Vitória e do interior.


Voltar ao topo da página