Notícias

Agentes da Guarda Municipal realizam estágio para manutenção do porte de arma

Publicada em 22/08/2017, às 16h23

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Treinamento de tiro da Guarda Municipal
Estágio é realizado anualmente pela Guarda Civil Municipal de Vitória e é um requisito obrigatório para a manutenção do porte de arma

Os agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal começam, nesta quinta-feira (23), a etapa presencial do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), obrigatória para a manutenção do porte de arma de fogo. O curso prevê conteúdos teóricos aplicados à manutenção do ambiente de paz e a parte prática, que envolve a correta manutenção do armamento e a técnica de tiro.

No conteúdo, estão presentes ainda instruções para o correto preenchimento de boletins de ocorrência, informações sobre os direitos da população em situação de rua, filosofia dos direitos humanos aplicada à atuação policial, policiamento escolar, técnicas e tecnologias não letais, atuação em projetos sociais e informações turísticas.

Dentre a extensa ementa, uma parte já foi repassada por meio de aulas de ensino a distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Já para o conteúdo presencial, o efetivo será dividido em oito turmas, sendo a parte teórica e a manutenção das armas realizadas no Centro Esportivo Tancredão, e a parte prática de tiro, no Clube Capixaba de Caça e Tiro, em Vila Velha.

Formação continuada

De acordo com o gerente de formação e apoio psicossocial da Guarda Civil Municipal, Bruno Medeiros, os agentes de Vitória passam por treinamentos constantes, com o objetivo de manter a qualidade do trabalho prestado aos munícipes.

"O curso é mais um exemplo que consolida nossa política de formação continuada. Com o estágio, nossos agentes revisam os preceitos teóricos e as práticas aplicadas para a resolução de conflitos e para o agir operacional, além do treinamento prático fundamental para a segurança do patrulhamento diário", ressaltou o gerente.

O Estágio de Qualificação Profissional é realizado anualmente pela Guarda Civil Municipal de Vitória e é um requisito obrigatório para a manutenção do porte de arma de fogo, conforme determina a lei federal nº 10.826.


Voltar ao topo da página