Notícias

Agentes da Guarda Municipal de Vitória previnem a violência na capital

Publicada em 04/01/2018, às 17h52

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Guardas
Agentes de proteção comunitária da Guarda atendem ocorrências e ajudam a reduzir delitos e insegurança na capital
André Sobral
Agentes da Guarda usam quadriciclos para aumentar a segurança nas praias
Agentes também fazem patrulhamento de vários espaços da capital usando bicicletas

Atuar na prevenção da violência em Vitória. É com esse intuito que os 233 agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal atuam na capital realizando o patrulhamento em escolas, parques, praças e unidades de saúde.

Em outubro de 2017, dados do 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública apontaram Vitória como a segunda capital com o menor número de homicídios no País, com a indicação de uma redução de 31,8% no número de mortes na capital.

Em 2017, o efetivo realizou 17.532 atividades cotidianas nas mais diversas modalidades, como os patrulhamentos preventivos a pé, com viaturas, com bicicletas (ciclopatrulhamento), com motocicletas (motopatrulhamento) e patrulhamento com quadriciclos.

Além do patrulhamento, os moradores de Vitória também podem acionar os agentes por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), pelo número 190, ou pelo Fala Vitória 156.

"O atendimento noturno foi um avanço para a área da segurança pública municipal. Nesta administração, passamos a atender 24 horas. Isso foi muito importante para segurança dos munícipes no período noturno na cidade de Vitória", apontou o coordenador da Guarda Municipal, Rafael Almeida Barcelos.

Crise na segurança

Em fevereiro de 2017, por conta da séria crise na segurança pública no Estado, os agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória tiveram papel fundamental nos atendimentos de várias demandas antes da chegada da Força Nacional e do Exército nas ruas do município.

"Foi um marco histórico para segurança pública municipal, pois os serviços prestados pela Guarda Comunitária foram destacados e legitimados pelos capixabas. Esse reconhecimento da sociedade aumentou a autoestima do servidor e demonstrou nacionalmente a competência, o compromisso e o respeito que instituição tem com a sociedade", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Em novembro de 2017, os agentes de proteção comunitária e de trânsito da Guarda Civil Municipal foram homenageados pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, pelo trabalho realizado durante a paralisação da Polícia Militar. Os agentes presentes receberam um bóton de honra ao mérito.

Segurança

A Guarda Municipal é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas da capital, atuando em parceria com a Polícia Militar em pontos estratégicos. O trabalho realizado diariamente pelos agentes de proteção comunitária tem apontado a redução de crimes contra patrimônios e diversos outros delitos.

Matéria relacionada

Segurança: 235 câmeras monitoram ocorrências e trânsito na capital

André Sobral
Agentes da Guarda usam quadriciclos para aumentar a segurança nas praias
Quadriciclos são usados pelos agentes para ajudar a fazer o patrulhamento na orla da capital
Carlos Antolini
Guarda Civil Municipal Comunitária Patrulhamento no Tancredão
Viaturas fazem monitoramento de parques, praças e outros espaços públicos de Vitória

Voltar ao topo da página