Notícias

Aedes aegypti: US de Resistência promove aulão para conscientizar população

Publicada em 09/01/2018, às 12h35

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ação de combate à dengue na US Resistência
"Mosquito Aedes aegypti" entrou em cena na US de Resistência para alertar os idosos sobre os cuidados para combatê-lo
Divulgação Semus
Ação de combate à dengue na US Resistência
Grupo de idosos expôs placas de alerta contra o mosquito e participou de um aulão dinâmico na unidade de saúde

Por causa das chuvas, o verão é a estação do ano mais propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, é a época de maior risco de infecção por dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem realizado uma série de ações de alerta à população, através das unidades de saúde (US).

Pensando nisso, a US de Resistência realizou, na manhã desta terça-feira (9), um "aulão" dinâmico, com direito a uma palestra, a fim de mobilizar e conscientizar os participantes na ginástica matinal do Grupo de Idosos. Os usuários assistiram a um vídeo do médico Dráuzio Varella, que falou sobre a transmissão e os sintomas da dengue.

"Estamos trabalhando para que possamos diminuir cada vez mais o índice de focos de mosquito no bairro. Nosso próximo passo é realizar um mutirão de vistoria de combate a larvas do Aedes nos equipamentos públicos, para que possamos identificar e cobrir caixas d’água e realizar limpeza e recolhimento de lixo exposto", disse o diretor da US, Carlos Tadeu Poloni.

Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa)

O último Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro de 2017, mostrou que o índice de infestação de mosquitos no bairro Resistência é considerado médio (2,5%).

Os principais criadouros encontrados estão em compartimentos para armazenamento de água para consumo humano (caixa d’água ligada à rede, barril, tonel e tanque), depósitos móveis (vaso, frasco com água e ornamentais) e depósitos passíveis de remoção/proteção (pneu, plástico, garrafa e lata).

A dona de casa Ilda Moreira Martins, de 57 anos, disse ser fundamental o alerta. "Nunca é demais falar sobre os cuidados que devemos ter em nossa casa. Eu tenho o hábito de cuidar do meu quintal, mas alguns vizinhos ainda não têm. As pessoas precisam tomar mais cuidado".

Mutirão

Nesta sexta-feira (12), a partir das 8 horas, haverá uma grande mobilização na rodovia Serafim Derenzi para alertar a população sobre os cuidados e práticas conta o Aedes aegypti.

Matéria relacionada

Mosquitos: mais de 30 mil imóveis serão visitados este mês para eliminar focos


Voltar ao topo da página