Notícias

Aedes aegypti: Serafim Derenzi terá grande mobilização de combate ao mosquito

Publicada em 11/01/2018, às 12h30

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Dengue santo antônio
Mobilização visa conscientizar as pessoas sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti

A luta contra o mosquito Aedes aegypti é constante em Vitória. Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá realizar uma grande mobilização de combate ao principal vetor da dengue, zika e chikungunya, na rodovia Serafim Derenzi, a partir das 8 horas.

A ação intersetorial visa reforçar a necessidade de unir forças para combater o "mal", como alerta a campanha do Ministério da Saúde. O objetivo é alertar a população para fazer o check list e criar o hábito de, ao menos uma vez por semana, verificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

"Estamos trabalhando intensamente neste período a fim de combater o Aedes aegypti. Temos reforçado as campanhas de mobilização para alertar a população e nos ajudar nessa causa. A campanha é mais um chamamento, pois é considerado um período favorável à proliferação, já que o calor acelera o período reprodutor", afirmou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Tratamento e cuidados

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV). Neste mês, o fumacê realizou aplicação espacial de inseticida em 38 bairros. 

A Prefeitura ainda realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue. 


Voltar ao topo da página