Notícias

Aedes aegypti: Maria Ortiz recebe mutirão de combate à dengue

Publicada em 22/02/2018, às 12h33

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Dengue Maria Ortiz
Agentes de combate a endemias de unidades de saúde da região Continental foram às ruas de Maria Ortiz para conscientizar os moradores
André Sobral
Ação Dengue Maria Ortiz
Moradora Ligia Cardoso contou que adota todos os cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito

Equipes de agentes de combate a endemias da região Continental foram às ruas de Maria Ortiz, na manhã desta quinta-feira (22), para realizar um mutirão de combate à dengue.

A ação intersetorial uniu as unidades de saúde de Maria Ortiz, Jabour, Bairro República, Jardim Camburi e Jardim da Penha em uma só causa: eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Os servidores visitaram residências, esclareceram dúvidas dos moradores e ajudaram na remoção de recipientes que possam acumular água, além de cobrir e proteger caixas d'água. Quando necessário, os agentes fizeram aplicação de larvicida.

Mobilização

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem reforçado as campanhas de mobilização para alertar e chamar a atenção da população para essa causa de extrema importância.

"É muito importante que a população realize o check list semanal e faça a parte dela. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

Dengue nunca mais

Ligia Cardoso, de 41 anos, moradora de Maria Ortiz, relatou que ela e o irmão tiveram a doença na mesma época e que, agora, o cuidado é redobrado. "Moramos aqui em cinco famílias, mantemos o quintal sempre limpo e tomamos todo o cuidado possível. Peguei dengue no bairro, mas não foi dentro da minha casa, fazemos tudo para evitar focos de mosquitos aqui. Por isso, é importante que todos façam sua parte", disse.

Outras ações

A ação de mobilização continua durante a semana. Neste sábado (24), agentes comunitários de saúde estarão em uma tenda na feira de Maria Ortiz, das 8 às 12 horas, com maquetes, bandeiraço e panfletagem, abordando as pessoas e informando como elas podem se proteger tanto dos mosquitos comuns quanto dos que transmitem os vírus da dengue, da zika e da chikungunya.

Tratamento e cuidados

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Nesta quinta (22), o fumacê circula pelos bairros Universitário, Grande Vitória, Estrelinha e Inhanguetá, das 19 às 22 horas.

André Sobral
Ação Dengue Maria Ortiz
Agentes visitaram residências e ajudaram na remoção de recipientes que possam acumular água
André Sobral
Ação Dengue Maria Ortiz
Ação de combate à dengue em Maria Ortiz acontece até este próximo sábado (24)

Voltar ao topo da página