Notícias

Aedes aegypti: checklist ajuda moradores a prevenir mosquito no verão

Publicada em 03/01/2017, às 14h16

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Caixa d
Moradores devem manter caixas d´água fechadas para evitar que local se torne criadouro do mosquito Aedes aegypti

Com as altas temperaturas do verão, a dengue torna-se especialmente perigosa porque o calor e a umidade formam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, seu agente transmissor. Mas não é necessário se desesperar. Com algumas medidas simples, você pode proteger sua casa e sua família.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira o checklist de orientação.

Para combater o mosquito, que também transmite Zika vírus e chikungunya, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

O fumacê também tem papel fundamental nesse trabalho de prevenção. O ciclo atual de aplicação espacial de inseticida vai até esta sexta-feira (6). Nesta terça-feira (3), foram contemplados os bairros Joana D’Arc e São Cristóvão, durante a madrugada, e, à noite (das 19 às 22 horas), Santa Tereza e Ilha do Príncipe receberão o veículo.

Já nesta quarta-feira (4), o itinerário contemplará Caratoíra, Ariovaldo Favalessa e Mário Cypreste (de madrugada) e Inhanguetá e Estrelinha (à noite). Para quinta (5), os bairros contemplados com o fumacê são Da Penha, Bonfim e São Cristóvão, a partir das 3 horas. Já das 19 às 22 horas, Resistência e Conquista. Por último, na sexta-feira (6), o carro fumacê passará, a partir das 3 horas, em Bento Ferreira e no Horto, e, à noite, em Maruípe.

Criadouros

Os principais criadouros do Aedes aegypti são: vasos de planta e pratinhos; depósitos de água para consumo humano; pneus, câmaras de ar, entulhos e sucatas deixados a céu aberto; calhas, ralos e floreiras de cemitérios; e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas.


Voltar ao topo da página