Notícias

Adolescentes são preparados para ocupação profissional na Casa do Cidadão

Publicada em 15/03/2018, às 18h09

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Palestra Adolescente Aprendiz sobre mercado de trabalho
Adolescentes ouviram orientações para buscar um espaço no mercado de trabalho e receberam dicas sobre currículo e entrevista de emprego

Adolescentes que buscam uma ocupação profissional tiveram uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) promoveu, nesta quinta-feira (15), a palestra "Aprendizagem e Mercado de Trabalho".

O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. A iniciativa é da Gerência de Encaminhamento ao Mercado.

Durante a palestra, feita em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os estudantes receberam dicas de como preparar um currículo, como se comportar durante uma entrevista de emprego e o que o empresário espera deles no momento da contratação.

Segundo a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira, o objetivo da palestra é mostrar a eles seus direitos e deveres para que fiquem atentos na preparação para o mercado de trabalho.

"Nunca é demais a gente aprender e adquirir conhecimentos. A gente está sempre trazendo algo novo para que vocês (adolescentes) consigam entrar no mercado de trabalho, que está muito exigente. Há muita gente para poucas vagas", disse aos estudantes.

Aprovação

Entre os participantes, estava a jovem Amanda Lyrio Corteleti, de 17 anos. Ela contou que já participou de outras palestras, mas achou bem importante se atualizar para não fazer feio na hora de uma entrevista. "Foi uma perspectiva muito boa. É sempre muito bom relembrar alguns temas que no dia a dia a gente acaba não tendo tempo para refletir", disse.

Disciplina

Para Tainara Antunes, 16, a palestra foi muito importante porque fez refletir sobre a necessidade de respeitar as regras não só na escola, mas também nas oportunidades de trabalho. "Foi muito boa. Ajudou a gente a ter um outro olhar sobre regras e disciplina".

O jovem Danilo Jesus Nascimento, 16, está tentando uma oportunidade para o programa Adolescente Aprendiz, além de ter uma renda. "Foi minha primeira vez aqui. Gostei muito. Espero que agora eu consiga, com essas dicas, uma vaga para não ficar em casa à toa".

Logo após a palestra, os adolescentes tiveram a oportunidade de fazer inscrição para estágio no cadastro do CIEE.


Voltar ao topo da página