Notícias

Adolescentes assumem controle da Prefeitura e têm agenda cheia na segunda

Publicada em 17/11/2017, às 17h08

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO DIA DO PREFEITO
Alunos da rede municipal foram selecionados para acompanhar um dia de trabalho dos gestores na Prefeitura de Vitória
Diego Alves
OS EMEF Ronaldo Soares - Diretora
Estudantes vão acompanhar o prefeito e os secretários municipais em várias agendas

Visitas a importantes obras e espaços de Vitória, reuniões com moradores e secretários, encontros com crianças e idosos, entrega de pátio de escola e ação alusiva ao Dia da Consciência Negra. A agenda de alguns estudantes da rede municipal de ensino está cheia nesta segunda-feira (20), quando eles assumirão a gestão da capital em comemoração ao Dia Mundial da Criança. 

Para celebrar a data, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está promovendo globalmente a ação #criançasnocontrole e, em Vitória, será realizada em parceria com a Prefeitura, com o tema #somostodosprefeitos.

No decorrer do dia, estudantes de diferentes bairros irão participar da administração municipal por um dia, cumprindo a agenda do prefeito Luciano Rezende e do vice-prefeito, Sérgio Sá, além dos secretários de Educação, Adriana Sperandio; Saúde, Cátia Lisboa; Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann; Central de Serviços, Leonardo Gonçalves; Assistência Social, Iohana Kroehling; Esportes e Lazer, Wallace Valente; Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo; Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain; Cultura, Francisco Grijó; Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro; e Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

“É uma honra receber os alunos nesse dia especial, contribuir com a ação do Unicef, e ajudar na formação cidadã de jovens compreendendo e observando de perto como é o trabalho, por exemplo, de um prefeito, que lidera a cidade. Dessas crianças sairão os líderes do futuro. Poder ajudar na formação da cidadania, entendendo como funcionam os mecanismos democráticos e republicanos, é uma oportunidade muito especial. E será um dia muito especial pra mim também, não só pra eles", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescentes, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a alunos e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", afirmou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

Agenda dos alunos

A programação começa com a posse do estudante prefeito e fecha com reunião de todo o secretariado, que também estará sob comando de adolescentes, a partir das 16 horas, no Palácio Municipal. Os estudantes participam do projeto "Rádios-escola" e foram convidados a responder o que fariam se fossem prefeitos e como fortaleceriam a participação dos adolescentes nas unidades de ensino.

Prefeito de Vitória: Luciano Rezende

Às 10 horas, ele recebe em seu gabinete os alunos Davi José Calazans, do 9º ano da Emef Rita de Cássia Oliveira (Resistência), e Lara Rodrigues Felix Viana, do 7º ano da Emef Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro), para a posse do "estudante prefeito". Participam da agenda a secretária de Educação, Adriana Sperandio, o vice-prefeito, Sérgio Sá, e vereadores.

Às 11 horas, eles participarão da entrega do pátio da Emef Ronaldo Soares, em Resistência. Às 16 horas, será a vez da ação global da Unicef, na sala de reuniões anexa ao gabinete, com o tema “Plataforma dos Centros Urbanos", seguida da reunião do secretariado. Às 17 horas, acontece a entrega do livro “Gestão Compartilhada”.

André Sobral
Alunos visitam gabinete do Prefeito
Alunos terão a oportunidade de participar da reunião do secretariado em sala anexa ao gabinete do prefeito
Diego Alves
Tour lideranças religiosas - vídeo monitoramento
Estudantes vão conhecer o trabalho dos agentes e a estrutura da Central de Videomonitoramento

Vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Habitação: Sérgio Sá

A agenda dos alunos José Marcos Costa Santos, do 8º ano da Emef Irmã Jacinta Soares Souza Lima (Ilha de Santa Maria), e Isabella Wagmaker Gonçalves, do 6º ano da Emef Suzete Cuendet (Maruípe), começa com uma visita ao Residencial Estoril, no Centro, às 9 horas. Depois, eles irão para a ação alusiva ao Dia da Consciência Negra, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), às 9h30.

De lá, passarão pela Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio, e visitarão o Residencial Inhanguetá. Às 12h30, a parada é para um almoço na Ilha das Caieiras. Depois, irão visitar as obras da sede do Parque da Fonte Grande e, em seguida, para a Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab). 

Secretária municipal de Educação: Adriana Sperandio

A agenda dos estudantes Mirela Beatriz de Jesus Nunes, do 6º ano da Emef Tancredo de Almeida Neves (São José), e Jeison Orlando dos Santos Cabral, do 6º ano da Emef Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Jardim Camburi), começa com um encontro no gabinete da Seme, em Itararé, às 8h30.

Depois, participam da ação do Dia da Consciência Negra, no Mucane, às 9h30. Às 10h10, visitam o Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Grande Vitória. Às 11 horas, será a vez de inaugurar o pátio da Emef Ronaldo Soares, em Resistência. Após o almoço, visitam o almoxarifado e despacham processos na Seme. Às 14h30, será a vez de reunião do comitê gestor, com a participação de coordenadores. 

Secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação: Fabrício Gandini

Os alunos Samira da Silva Barcelos, do 5º ano da Emef São Vicente de Paulo (Centro) e Marcelino Lucas Nascimento Coura, do 8º ano da Emef Alvimar Silva (Santo Antônio), participarão de uma entrevista na rádio CBN sobre o “Confirma Vitória”, às 10 horas.

Às 10h30, participarão da gravação de vídeo sobre o aplicativo do parquímetro. Depois, almoçarão com o secretário Fabrício Gandini e visitarão o Tamar.

Às 13h30, os estudantes participarão de uma reunião na comunidade Santos Dumont. Às 15 horas, a reunião será com a Caixa Econômica Federal, para falar sobre o Finisa.

Secretária de Desenvolvimento da Cidade: Lenise Loureiro

Os alunos Evelyn Vieira do Rosário, do 9º ano da Emef Moacyr Avidos (Ilha do Príncipe) e Juan Meireles Barcelos, do 8º ano da Emef Prof. Maria Stella de Novaes (Grande Vitória) visitam a obra da Fafi e fazem caminhada na avenida Jerônimo Monteiro para apresentação do Plano de Despoluição Visual, às 9h15. Às 10 horas, seguem para o Mucane, onde acontece a celebração do Dia da Consciência Negra. Às 11 horas, visitam a obra da calçada cidadã do campo do Vitória, em Bento Ferreira.

Após o almoço, participam de uma visita guiada aos setores da Sedec, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) e, às 13h30, acompanham reuniões. Às 14 horas, visitam a ciclovia da Ponte de Camburi e as obras do novo aeroporto de Vitória. Às 16 horas, encerram a agenda na reunião do secretariado.

Secretária municipal de Saúde: Cátia Lisboa

A primeira agenda dos alunos Maria Elisa Silva do Santos, do 9º ano da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio (Jesus de Nazareth), e Lucas Amorim Fachinette, do 4º ano da Emef Arthur Costa e Silva (Bairro República), é a ação do Dia da Consciência Negra, no Mucanem, às 9h30. Depois, seguem para a Secretaria Municipal de Saúde para despachos e reunião do setor de urgência e emergência. 

Após o almoço, visitam a Unidade de Saúde do Bairro do Quadro para conhecer o sistema de agendamento online de consultas médica. Às 14h30, visitam o Pronto-Atendimento de São Pedro e, às 15 horas, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). Fecham a agenda na reunião do secretariado, às 16 horas. 

Secretário municipal de Esportes e Lazer: Wallace Valente

Depois de visitarem o Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, às 9 horas, os alunos Wesley Santos Sá, do 8º ano da Emef Maria Stella de Novaes (Grande Vitória), e Pâmela Cabidelli, do 8º ano da Emef Professor João Bandeira (Consolação), vão visitar equipamentos da pasta, após o almoço. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, vai apresentar aos estudantes todo o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), incluindo escolinhas, projetos e ações.

Secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos: Nara Borgo

Os alunos Kailany Nobre Sperandio, do 8º ano da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos (Bela Vista), e Lucas Loureiro Ventura, do 8º ano da Emef Padre Anchieta (Ilha de Santa Maria), vão participar de um café da manhã no gabinete da secretária Nara Borgo. Depois, irão para uma solenidade no Tribunal de Justiça do Estado, às 10 horas, e, ao meio-dia, almoçarão com a titular da Semcid.

Às 14 horas, irão à abertura do evento 16 dias de ativismo, na Unidade de Saúde Ilha das Caieiras e, às 15 horas, visitarão a Casa da Juventude.

Secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos: Luiz Emanuel Zouain

Os alunos Maria Eduarda Coradi Araújo, de 15 anos, do 9° ano da Emef Aristóbulo Barbosa Leão, e Kauã Ponciano dos Santos, de 12 anos, do 6° ano da Emef
Marechal Mascarenhas de Moraes vão participar de várias ações, a partir das 9 horas.

Os estudantes irão acompanhar uma ação de plantio de árvores e, às 9h30, visitarão a Unidade de Transbordo, onde participarão da palestra “Lixo ou resíduo” (sistema de limpeza urbana e coleta seletiva) e conhecerão o Centro de Monitoramento e Controle de Coleta de Resíduos.

Depois do almoço com o secretário Luiz Emanuel Zouain, elas irão até o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão para assistir à palestra “Consciência Negra” e conhecer as equipes da Semmam.

Secretária municipal de Assistência Social: Iohana Kroehling

Os alunos André Thiago Cirillo Risperi, do 5º ano da Emef São Vicente de Paulo (Centro), e Sara Pereira dos Santos, do 9º ano da Emef Rita de Cássia Oliveira (Conquista) iniciarão os “trabalhos” no Mucane, às 9 horas.

Depois, seguem para o abrigo institucional de crianças e lá almoçam com todas as crianças. Em seguida, irão para os Cajuns de Santo André, onde haverá aulas de capoeira e violão, e de Nova Palestina, com apresentação de circo. Elas ainda passarão pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha e participarão da reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav).

Secretário municipal de Segurança Urbana: Fronzio Calheira

Os alunos Wanderson Guilherme Ventorim da Motta, do 6º ano da Emef Prof Regina MAria Silva (Inhanguetá) e Inglidyane Neves Liltk, do 8º ano na Emef Irmã Jacyntha
Soares de Souza Lima (Ilha de Santa Maria) vão iniciar as atividades no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, a partir das 9 horas.

Às 9h30, participarão de uma ação de educação para o trânsito no Cmei Sinclair Phillips. Às 10h30, farão uma visita à base da Guarda no Centro. Às 11 horas, farão acompanhamento da Operação Escola. Depois, almoçam com o titular da Semsu, Fronzio Calheira.

Às 13 horas, farão despachos administrativos com o secretário Fronzio e, às 14 horas, visitarão a Central de Videomonitoramento da Guarda. Depois, participarão de um lanche e ainda visitarão o setor de controle de frota da corporação.

Secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana: Tyago Hoffmann

Os alunos Gabriel Silva Dossi, do 8º ano da Emef Tancredo de Almeida Neves (São José), e Rosyele Alexsandra Bernardo Ferreira, do 7º ano da Emef Prezideu Amorim (Bonfim), participam de um café da manhã na Emef Tancredo de Almeida Neves (São José). Depois, visitam a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), no Ciac, para conhecer a Gerência de Fiscalização de Trânsito e de Infraestrutura Urbana e fazer um bate-papo com os responsáveis.

Após o almoço, os alunos fazem uma visita à Central Semafórica e à Linha Verde. Também vão conhecer uma estação do Bike Vitória e conferir as mudanças de sinalização com a implantação do projeto Zona 30 no Bairro República. 

Secretário da Central de Serviços: Leonardo Gonçalves

Os alunos Maysa da Silva Sacht, do 8º ano da Emef Regina Maria Silva (Inhanguetá), e Israel Pereira Paiva, do 6º ano da Emef Prezideu Amorim (Bonfim), participam de um café da manhã na Central de Serviços. Após conhecerem o local, irão acompanhar os serviços de desobstruções na avenida Marechal Campos e no Centro.

Ainda na parte da manhã, participam da ação do Dia da Consciência Negra e depois conferem os serviços de abertura de rua na Enseada do Suá, operação tapa-buraco e trabalhos na praça do Cauê. Após o almoço, vão acompanhar a equipe nos trabalhos de manutenção de rede de drenagem em escadaria do Romão e recuperação de pavimento em Bento Ferreira, além de outros serviços.

Secretário municipal de Cultura: Francisco Grijó

As alunas Letícia Simões Correa, do 6º ano da Emef Adão Benezath (Antônio Honório), e Ana Luíza Oliveira Lima, do 7º ano da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Jardim Camburi), vão participar da ação do Dia da Consciência Negra, no Mucane, na parte da manhã.
Elas ainda irão ao Circuito Cultural e à Escola de Teatro, Dança e Música Fafi (sede temporária). À tarde, irão à Biblioteca Municipal, à Casa Porto das Artes Plásticas, à obra da Fafi e à Secretaria de Cultura.

Leonardo Silveira
Visita às Obras do Aeroporto de Vitória
Agenda inclui uma visita dos estudantes às obras do novo aeroporto de Vitória
Mariana Garcia
10º Educar para Igualdade Racial
Alunos vão participar de ações do Dia da Consciência Negra no Mucane

Voltar ao topo da página