Notícias

Acusados de agressão passam por programa de enfrentamento à violência doméstica

Publicada em 05/09/2017, às 17h08 | Atualizada em 05/09/2017, às 18h37

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Com o objetivo de prevenir e reduzir a violência doméstica, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) inicia, nesta terça-feira (5), mais um ciclo do projeto "Espaço Fala Homem". A turma, que tem 34 inscritos, vai concluir as atividades no dia 28 de novembro.

A iniciativa, que é pioneira no Espírito Santo, já existe há cinco anos, período no qual mais de 100 homens acusados de agressão já passaram pelo atendimento.

Durante os encontros, eles têm acompanhamento de uma equipe psicossocial e discutem temas como a Lei Maria da Penha, violência, relação amorosa e comunicação não violenta. A ideia é fazer com que eles reflitam sobre como lidar diante de determinadas situações de conflito do dia a dia.

Encaminhamento

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), Lorena Padilha, esse é o último ciclo do projeto que será realizado este ano. Ela explicou que cada integrante precisa participar de, pelo menos, cinco encontros e que outros homens podem entrar na turma durante o período, desde que tenham interesse ou sejam encaminhados pelo Cramsv ou pela Justiça.

Atitudes violentas

Segundo ela, a ideia é trabalhar as atitudes violentas que, muitas vezes, já são naturalizadas e legitimadas pela sociedade machista. Ela lembrou que muito se fala em agressão física, mas também há outras formas de violência que causam danos graves na vida de uma mulher.

"Xingamentos, impedir que ela use certas roupas ou frequente determinados lugares são atitudes disfarcadas de ciúmes, mas que na verdade são formas de violência contra a mulher", explicou Lorena.

Os encontros acontecem toda terça-feira, das 16h30 às 18 horas. O serviço é uma parceria entre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e a 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica da Semcid.

Matéria relacionada

Vítimas de violência doméstica já podem fazer agendamento online


Voltar ao topo da página