Notícias

Ações educativas vão alertar a população sobre combate à tuberculose

Publicada em 22/03/2019, às 07h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ação contra tuberculose em Bairro República
Equipe vai abordar pessoas em feiras livres para falar sobre o combate à doença

No próximo dia 24 (domingo), entidades de saúde do mundo celebram o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma série de ações para a próxima semana com o objetivo de divulgar os sintomas da doença e as formas de tratamento.

O início desse movimento será neste sábado (23), quando profissionais irão tirar dúvidas da população a respeito dessa doença nas feiras livres dos bairros Barro Vermelho, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi e Jardim da Penha.

Ações de educação em saúde em vias públicas e dentro das unidades chamando a atenção para a tuberculose serão intensificadas em diferentes locais da cidade ao longo de toda a semana. Veja a programação.

Segundo a referência técnica de tuberculose e hanseníase da Semus, Flávia Bruna dos Santos, a população precisa se sensibilizar sobre a tuberculose e ajudar a diminuir o preconceito que existe sobre a doença.

"A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados cerca de 10 milhões de casos todos os anos, causando a morte de 1,3 milhão de indivíduos, ultrapassando a Aids. Os impactos sociais e econômicos da doença são devastadores e incluem ainda estigma e discriminação. Apesar disso, existe tratamento gratuito na rede pública. O tratamento é longo, dura no mínimo seis meses, mas garante a cura", explica Flávia.

Quando e onde procurar ajuda

O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas. O teste para diagnóstico e o tratamento são gratuitos e estão disponíveis em todas as 29 unidades de saúde da capital.


Voltar ao topo da página