Notícias

Ações de poda de árvore, jardinagem e paisagismo em quase 50 bairros esta semana

Publicada em 15/01/2019, às 17h38 | Atualizada em 15/01/2019, às 18h33

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Poda de árvores em Jardim da Penha
Equipe faz trabalho de poda de árvores na rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha
Divulgação Semmam
Equipe de paisagismo em Fradinhos
Fradinhos está recebendo equipe de paisagismo

Os serviços de poda de árvores e gramas, jardinagem e paisagismo estão sendo executados em quase 50 bairros no decorrer desta semana, conforme programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Com 13 equipes de trabalho, as ações de jardinagem, paisagismo, arborização e poda de gramas são feitas nos bairros Jardim da Penha, Mata da Praia, Santa Martha, Andorinhas, São Cristóvão, Joana D’Arc, Ilha de Santa Maria, Jabour, Solon Borges, Praia do Canto, Jucutuquara, Romão, Fradinhos, Ilha de Santa Maria, Parque Moscoso, Bento Ferreira, Jardim Camburi e Bonfim.

Já os bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, República, Goiabeiras, Maria Ortiz, São José, Santa Tereza, Centro, Ilha de Santa Maria, Praia do Suá, Enseada do Suá, Santa Helena, Praia do Canto, Bento Ferreira, De Lourdes, Fradinhos, Monte Belo, Romão, Santa Clara, Do Cabral, São Benedito, Santa Martha, Itararé, Moscoso, Conquista e Morada de Camburi estão recebendo os serviços de poda de árvores.

Programação

A programação semanal e o roteiro das ações são discutidos e planejados na semana anterior pelos técnicos da Gerência de Áreas Verdes, contemplando, inclusive, as demandas que chegam através do Fala Vitória 156, do aplicativo Vitória Online e do site.

"As equipes estão nas ruas atendendo bairros de todas as regionais da cidade. Os serviços de urbanismo e paisagismo são permanentes e constantes e acontecem todas as semanas, sempre em bairros variados. Temos um rigoroso acompanhamento das áreas verdes da cidade", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Zouain explicou ainda que situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Semmam.

Pedidos de serviços

Os moradores podem solicitar o serviço de poda de uma árvore por meio do Fala Vitória 156, do aplicativo Vitória Online e do portal da PMV.

Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação e, se for confirmada a necessidade de poda, o serviço é agendado automaticamente para a mesma semana ou, no máximo, para a semana seguinte. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

Verde

"Toda semana temos uma programação diferente, que é iniciada na segunda-feira bem cedo e, com chuva ou sol, continua até a sexta-feira, quando fechamos uma nova programação e incluímos então o que faltou ser feito. A nossa missão é conservar praças, jardins e canteiros centrais e plantar árvores onde for possível. Estamos trabalhando firme para transformar Vitória em uma das cidades mais verdes do País", ponderou Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página