Notícias

Ação em Camburi vai estimular as pessoas a doar sangue

Publicada em 09/06/2017, às 18h09 | Atualizada em 09/06/2017, às 18h09

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Ação do Maio Amarelo - Doação de Sangue Palácio
Objetivo da ação é fazer com que mais pessoas façam doação de sangue

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e chamar atenção para o “Junho Vermelho”, mês em que se comemora a doação de sangue, a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará, em apoio ao Hemoes, uma ação educativa com entrega de panfletos neste domingo (11), das 9 às 12 horas, em frente ao Clube dos Oficiais, na praia de Camburi.

O objetivo dessa ação é fazer com que mais capixabas façam doações de sangue, não apenas em datas ou campanhas específicas ou quando alguém conhecido necessita de doação, mas durante todo o ano.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, esse tipo de ação é de suma importância, pois permite que a população se conscientize e conheça o serviço do Hemoes. “A falta de doadores de sangue constantes impacta diretamente no tratamento de pacientes graves e que necessitam de doação imediata. Precisamos conscientizar a população desse movimento”.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal.

Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Endereço

Em Vitória, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) funciona na avenida Marechal Campos, 1.468, em Maruípe, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas. Mais informações nos telefones 3636-7900/7920/7921.


Voltar ao topo da página