Notícias

Abril Verde: Saúde promove ações sobre prevenção de acidentes de trabalho

Publicada em 20/04/2018, às 16h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Abril Verde
Abril Verde alerta a sociedade para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

Nesta semana, as unidades de saúde de Conquista/Nova Palestina e de Resistência, além da Agência Municipal do Trabalhador (Sine), receberam ações educativas para alertar as pessoas sobre acidentes no trabalho, numa alusão ao movimento Abril Verde. 

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVST) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Roberta Poldi, contou que a reação das pessoas às abordagens foi muito positiva, uma vez que poucos conheciam o movimento, mas todos compreendem a importância de evitar qualquer tipo de acidente no trabalho.

Sobre a palestra no Sine de Vitória, Roberta explicou que a ideia era justamente chegar aos cidadãos que estão fora do mercado. "Percebemos no nosso trabalho que as empresas têm qualificado seus funcionários em relação a acidentes de trabalho. Mas aquela pessoa que está desempregada ou está no mercado informal fazendo bicos tem menos acesso a esse tipo de qualificação, e é justamente no mercado informal que mais acontecem acidentes".

Programação

A CVST programou diversas ações ao longo do mês em alusão ao Abril Verde com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o movimento e estimular a visão da promoção da saúde nos ambientes de trabalho.

Domingo (22), das 8 às 12 horas
Praia de Camburi: movimentação para o Abril Verde em parceria com vários órgãos e instituições

24/04 (terça-feira), das 7 às 8 horas
Palestra sobre saúde e segurança no trabalho para empresas do ramo da construção civil, em parceria com o Comitê Permanente Regional (CPR), sobre "Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção"

24 a 26/04, das 7h30 às 10 horas
Unidade de Saúde Fonte Grande: ações educativas sobre o Abril Verde e prevenção a acidentes de trabalho para usuários (comunidade)

25/04 (quarta-feira), às 14 horas
Unidades de saúde de Santo André e da Ilha das Caieiras: palestra sobre prevenção a acidentes de trabalho para servidores

26/04 (quinta-feira), das 8 às 11 horas
Unidades de saúde de Andorinhas e Consolação: palestra sobre saúde e segurança no trabalho, além de várias ações, como teste rápido de sífilis e HIV e vacinação, em parceria com a Ufes

26 e 27/04, às 13 horas
Roda de conversa com funcionários contratados pela empresa Corpus sobre prevenção de acidentes no trabalho e tabagismo

27/04 (sexta-feira), das 8 às 12 horas
Fundacentro: participação no evento do Ministério do Trabalho pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Movimento

Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Unidades de saúde estão promovendo ações alusivas ao movimento

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular que busca chamar a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

A escolha do mês de abril ocorreu porque, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Essa data foi escolhida porque, em 1969, uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores.

Desde 2005, o Brasil lembra nessa data o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2017, o Espírito Santo instituiu esse movimento em seu calendário oficial de eventos.

Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.


Voltar ao topo da página