Notícias

Pessoas em situação de rua recebem benefício do aluguel para moradia digna

Publicada em 15/07/2019, às 11h59 | Atualizada em 15/07/2019, às 12h48

Por Andrea Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semohab
Programa Moradias Alternativas
Luiz Antônio (de camisa listrada em pé) e José Rubens (sentado ao lado de Sérgio Sá) foram beneficiados com o aluguel social

"Morar nas ruas é um sofrimento imenso e uma covardia". Assim começou a contar sua história Luiz Antônio da Paixão, de 59 anos, auxiliar de serviços gerais.

"Quando vim do Rio de Janeiro para Vitória, morei com o meu filho por um tempo, até conseguir um emprego. Comecei a trabalhar e aluguei uma casinha para mim em São Pedro. Por causa da crise financeira que vivemos em 2015, fui demitido e não consegui mais pagar o aluguel de onde morava. Por isso, tive que sair de casa e passei a morar nas calçadas de Vitória", continuou.

Na última sexta (12), Luiz Antônio assinou o contrato para ingressar no projeto "Moradias Alternativas", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), para receber o benefício transitório do aluguel e ir morar em uma casa com dignidade novamente.

"Estou muito feliz com o rumo que a minha vida está tomando. Já comprei fogão, televisão e ventilador. Não vejo a hora de mudar para minha nova casa", disse.

Assim como ele, outras oito pessoas ingressaram no projeto, que atende 60 pessoas que se encontravam em situação de rua e agora têm uma nova chance de mudar de vida.

Dignidade

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destaca a importância da ação para as pessoas em situação de rua. "Dar capacitação e fazer com que as pessoas tenham uma possibilidade de ter o seu imóvel, por meio dos projetos da Prefeitura, pela Rede Escola da Vida e também pela Secretaria de Obras e Habitação, é uma ação muito importante e uma abordagem respeitosa, solidária e ampla da questão e do desafio complexo que são as pessoas e situação de rua no Brasil”.

Já o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, disse que o "Moradias Alternativas" é uma forma de levar dignidade para os munícipes. "Trabalhamos com muito empenho e competência para que as pessoas em situação de rua ultrapassem a barreira e sigam por um caminho para a construção de uma vida digna com a retomada da cidadania", disse.

Comemoração

Outro que assinou o contrato para receber o aluguel foi José Rubens Magalhães, de 61 anos, professor de Inglês. Depois de alguns anos morando nas ruas e dormindo em carros, eles passou três anos em um abrigo da Prefeitura de Vitória. "Hoje eu me senti como um grande jogador de futebol quando assinei o contrato do benefício do aluguel. Tenho muito o que comemorar".

O professor também é xadrezista e vai disputar o Campeonato Estadual de Xadrez do Espírito Santo de 2019.

Moradias Alternativas

A Secretaria de Obras e Habitação é a responsável pela coordenação do projeto Moradias Alternativas, que oferece dois benefícios aos moradores em situação de rua: o aluguel social e a carta de crédito para compra de um imóvel.

O primeiro benefício proporciona o pagamento do aluguel de uma casa no município de Vitória, no valor de até um salário mínimo.

Com o segundo benefício, o cidadão recebe um cheque no valor de até R$ 60 mil e tem a possibilidade de comprar uma casa em qualquer lugar do estado do Espírito Santo.

Uma comissão composta pelas secretarias de Obras e Habitação (Semohab), Cultura (Semc), Esportes e Lazer (Semesp), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Saúde (Semus), Educação (Seme) e Assistência Social (Semas) avalia se o beneficiário aderiu às ofertas da rede e cumpre com os compromissos acordados.

Juliana Soares e Soares Fernandes é a assistente social responsável pelo atendimento aos beneficiários do PMA. "Com esse projeto, estamos ajudando e acolhendo pessoas em situação de rua e proporcionando moradia digna. Estudamos cada caso e, após a análise da comissão intersetorial, aqueles que possuem autonomia para cuidar da própria moradia são incluídos no projeto e passam a receber o aluguel", disse.


Voltar ao topo da página