Notícias

Aluno da rede municipal de Vitória é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicada em 09/07/2019, às 13h27 | Atualizada em 09/07/2019, às 14h38

Por Renata Moreira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Seme
Gabriel OBMEP
Gabriel Barroca Silva estuda na Emef Experimental de Vitória - Ufes e é aluno da Educação Especial

A rede de ensino de Vitória conquistou oito títulos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Destaque para o estudante Gabriel Barroca Silva, da Emef Experimental de Vitória - Ufes, que conquistou medalha de ouro.

Ele é aluno da Educação Especial e concorreu com pontuação de ampla concorrência, já que na olimpíada não há cota para deficientes.

"Gabriel não gosta das aulas tradicionais, ele gosta de desafios e aulas mais dinâmicas, desde que ele não tenha que interagir ou falar de si. Gosta de números. Por ter sido medalhista, atualmente ele é aluno do Programa de Iniciação Científica em Matemática Pura e Aplicada na Ufes e, por já ter passado na primeira fase da OBMEP, ele também é aluno do Programa de Iniciação Científica no Ifes", explicou a mãe do aluno, Andreza Barroca, toda orgulhosa.

Valorização

"Incentivar a premiação de alunos da rede municipal é valorizar o trabalho de toda a comunidade escolar: professores, pais e os próprios alunos. Isso é muito importante, nos enche de orgulho e é um dos nossos referenciais da educação de boa qualidade. Vamos continuar firmes, reconhecendo, apoiando e valorizando todas as conquistas da educação no Brasil e internacionais”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Excelência

"Nossa escola sempre participa da OBMEP pois acreditamos que nossa participação estimula e promove, entre nossos estudantes, o estudo da Matemática, contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, identifica jovens talentos e incentiva o ingresso deles em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. Além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a valorização profissional deles", disse a diretora da Emes Experimental de Vitória - Ufes, Luciana Nascimento Castelo da Silva.

Enquanto na sala Gabriel tinha resistência em registrar conteúdos dados, ao resolver as questões das provas da OBMEP, ele demonstrava interesse e empenhava-se em acertar as respostas", disse a professora de Matemática Misma Nogueira.

"Estamos muito contentes com todos os destaques que tivemos. Mostra que estamos no caminho certo e que Vitória tem um ensino de muita qualidade", comemorou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Cerimônia

A cerimônia de premiação ocorreu nesta última segunda-feira (8), no auditório de um hotel no bairro do Itaigara, em Salvador, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes.

Nesta edição, a olimpíada reuniu concorrentes de 54,4 mil instituições de ensino do País. Além das 575 medalhas de ouro, 6,9 mil alunos ganharam medalhas de prata ou bronze e 46,6 mil receberam menção honrosa. Os ganhadores de medalhas garantem ingresso em programas de iniciação científica.

Veja a relação dos estudantes da rede municipal premiados

MEDALHA DE OURO
GABRIEL BARROCA SILVA da EMEF EXPERIMENTAL DE VITÓRIA - UFES

MEDALHA DE PRATA
JOAO DIONISIO RIBEIRO - EMEF EBER LOUZADA ZIPPINOTTI
ERICK DOS SANTOS TEIXEIRA - EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
MARIA MOREIRA MANCIO - EMEF EXPERIMENTAL DE VITÓRIA - UFES

MEDALHA DE BRONZE
LUANA CURBANI TRAVIA - EMEF ELZIRA VIVACQUA DOS SANTOS
LUIZ FELIPE LOUREIRO MASCARENHAS - EMEF ADEVALNI S FERREIRA DE AZEVEDO
TAINA NASCIMENTO BARRETO - EMEF ADILSON DA SILVA CASTRO
MARCOS G DOURADO D SANTOS JUNIOR - EMEF EXPERIMENTAL DE VITÓRIA - UFES


Voltar ao topo da página