Notícias

Guarda Municipal faz teatro de fantoches para conscientizar estudantes

Publicada em 05/04/2019, às 18h11

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Teatro de Bonecos da Guarda
Alunos da Emef Anacleta Schneider assistiram ao Teatro de Bonecos da Guarda Municipal
Divulgação Semsu
Teatro de Bonecos da Guarda
Objetivo da encenação foi conscientizar os estudantes para seguir o caminho certo na luta pelos objetivos

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider, em Fonte Grande, tiveram um momento especial durante o dia letivo, nesta sexta (5). Cerca de 50 alunos assistiram à peça "Ostentação", do Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal. 

Os alunos participaram bastante e se divertiram durante a apresentação. A peça fala sobre um jovem que deseja se tornar famoso rapidamente para ficar na moda. Por causa desse desejo, quase se envolve no mundo do crime, mas um guarda chega na hora e consegue impedir. A encenação também mostra um outro rapaz que acaba sendo preso e, quando sai da cadeia, decide trilhar o caminho certo.

Reflexão

As peças do Teatro de Bonecos são criadas pela equipe de projetos sociais da Guarda Municipal. "O Teatro de Bonecos faz uso de fantoches para despertar o interesse do público para assuntos como meio ambiente, saúde, cidadania, direitos humanos, além de educação para o trânsito e segurança urbana, através de uma linguagem lúdica, divertida e criativa, com o objetivo de causar a reflexão sobre as temáticas entre grupos de crianças, jovens e até mesmo adultos", explica o gerente de Formação e Atenção Psicossocial, Bruno Medeiros.

Novos equipamentos

A equipe do Teatro de Bonecos começou a utilizar novos microfones sem fio, que foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg). 

O projeto é aberto à comunidade e está disponível para ser apresentado em empresas, escolas e espaços públicos. Quem quiser mais informações para agendar uma apresentação pode entrar em contato pelo telefone (27) 3382-6478.

Como funciona

Os fantoches são ferramentas educativas de grande interatividade com os diversos públicos, especialmente para crianças, favorecendo a atenção e a memorização do conteúdo ensinado. Para isso, agentes de trânsito e comunitários de segurança fizeram oficinas de contação de histórias, manipulação e uso dos bonecos.

O Teatro de Bonecos faz apresentações em escolas, movimentos sociais e empresas. Ainda realiza intervenções urbanas, como "Pedal Seguro", "Alma Penada", "Anjo e Morte" e "Lei Maria da Penha".


Voltar ao topo da página