Notícias

Crianças da Piedade recebem visita da Guarda e ganham livros educativos

Publicada em 14/03/2019, às 09h05

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Ação Educativa da Guarda Municipal no CMEI Carlita Correia na Piedade
A Guarda Municipal levou cartilha educativa e brincadeiras para alunos do Cmei Carlita Correia Pereira, na Piedade
Carlos Antolini
Ação Educativa da Guarda Municipal no CMEI Carlita Correia na Piedade
Agentes interagiram com os pequenos e ensinaram sobre atitudes seguras no trânsito

A turma do Grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Correia Pereira, no bairro Piedade, recebeu a visita da Guarda Municipal na tarde desta quarta-feira (13). Antes da chegada dos agentes, elas estava ansiosas com a chegada e, logo que eles entraram na sala, os pequenos ficaram empolgados e deram saudações e sorrisos aos representantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).

Os agentes foram até a escola para uma ação educativa da Guarda Municipal, cujo objetivo é mostrar às crianças quais as atitudes corretas a serem tomadas no trânsito e no dia a dia, na ida para a escola e durante as brincadeiras na rua com os amiguinhos. 

Cada um dos alunos ganhou uma cartilha educativa e logo começou a brincadeira. Elas tinham que encontrar no livro atitudes que fossem erradas. Logo elas começaram a apontar as situações como atravessar a rua correndo sem olhar para os lados, olhar o celular enquanto atravessa a rua, jogar bola nas ruas, entre outras. Todas queriam participar e mostrar o que haviam encontrado no livro.

Essa foi a oportunidade de lançar esse material que será usado nas ações educativas da Guarda em 2019 na rede de ensino municipal de Vitória. Os livros foram confeccionados por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça para fortalecer o projeto Guarda Cidadã, realizado em escolas e outros espaços públicos. São três livros direcionados a faixas etárias diferentes, com historinhas, atividades e ilustrações bem coloridas, que chamam atenção da garotada.

“O trabalho de prevenção é de extrema importância. Dá muito resultado tanto na área de cidadania quanto na área de trânsito. Essas crianças são instrumentos de mudança e vão ajudar a ‘fiscalizar’ os adultos da família. No futuro teremos como resultado, o desenvolvimento seguro e consciente da nossa cidade”, afirmou o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti.

Brincadeira

Na segunda atividade realizada durante a visita ao Cemei, as crianças receberam pequenos cartazes com fotos de situações cotidianas. Elas tinham que dizer se aquela cena era legal ou não e aí depositar o cartaz nas caixinhas que indicavam os sinais positivo ou negativo.

Mais uma vez a turma se animou com a brincadeira. Na caixinha do “positivo” entraram desenhos da família usando cinto de segurança no carro, das pessoas atravessando a rua na faixa de pedestres, da criança ajudando a mãe em casa. Já na caixinha do “negativo”, elas colocaram fotos de crianças brigando, de gente jogando lixo na rua ou pegando o objeto de outra pessoa sem permissão.

Bloquinho de trânsito

No final as crianças ainda receberam um bloquinho ilustrativo com as infrações de trânsito, como avançar no sinal vermelho, estacionar na calçada e parar sobre a faixa de pedestre, como se os pequenos alunos fossem guardas-mirins. A atividade vai ser trabalhada posteriormente com as professoras.

A pequena Betina, de 5 anos, estava super animada e fez questão de participar de todas as atividades e mostrou que está atenta às regras de trânsito: “Eu não atravesso a rua sozinha, só com a minha mãe”, disse.

“A gente ficou muito feliz em receber a Guarda Municipal aqui com nossas crianças. Elas tiveram a chance de aprender lições importantes de forma lúdica.”, ressaltou a diretora do Cmei , Silvana Souza dos Santos.

Guarda Cidadã

O coordenador de Ações Educativas da Guarda Municipal, Bruno Medeiros, acredita que esse material vai dar um suporte ainda melhor ao projeto Guarda Cidadã, que trabalha temáticas como segurança, violência, trânsito e outros temas para formar cidadãos mais conscientes de práticas seguras.

“Esse material é uma ferramenta pedagógica lúdica, que utiliza uma linguagem adequada às crianças. E com certeza, vai facilitar a nossa comunicação com elas e a transmissão das mensagens que temos a passar para essas crianças. O interessantes é que elas vão levar os livros para casa e interagir com a família, ou seja, essa discussão tão importante vai ser prolongada”, avalia. 

Carlos Antolini
Ação Educativa da Guarda Municipal no CMEI Carlita Correia na Piedade
Carlos Antolini
Ação Educativa da Guarda Municipal no CMEI Carlita Correia na Piedade

Voltar ao topo da página