Notícias

Vitória vai investir em ações para se tornar cidade cada vez mais educadora

Publicada em 19/11/2018, às 19h05

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Terceira Ponte e Vitória
Vitória foi eleita para Comitê da Associação Internacional de Cidades Educadoras

Ao final do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que aconteceu na cidade de Cascais, em Portugal, de 13 a 16 de novembro, representantes de 118 cidades de 24 países se comprometeram a investir em atividades educadoras.

A comitiva da Prefeitura de Vitória teve a chance de apresentar projetos desenvolvidos na capital e também trazer a experiência de várias partes do mundo.

Declaração final 

A Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) elaborou uma declaração final e enumerou algumas atitudes esperadas das cidades educadoras, como:

  • garantir uma política coletiva de transformação dos espaços e lugares da cidade, para que o espaço público seja acessível e incentive a criatividade, a experimentação e o contato com a natureza.
  • fomentar a participação dos cidadãos, para que todos se envolvam em projetos e decisões que dizem respeito à cidade.

Troca de experiências

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) é a articuladora da PMV junto à AICE. "Foi uma honra poder interagir com mais de 100 cidades do mundo inteiro, todos com o mesmo sentimento de pensar em educação. Foi gratificante ver que grande parte das ações apresentadas como práticas de uma cidade educadora já fazemos em Vitória, e de forma avançada. Não tenho dúvidas de que Vitória está no caminho certo e caminha a passos largos para se tornar a cidade mais educadora do mundo", reforçou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouaim.

O mesmo sentimento é partilhado pela secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa. "Saio revigorada porque trouxe para nossa cidade uma mensagem de que devemos fortalecer o conceito de "cidades educadoras", como uma cidade que se mobiliza e muda a realidade das pessoas. É exatamente o que buscamos com as ações executadas em Vitória".

Vitória no Comitê Executivo

Durante o evento, houve a eleição do Comitê Executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras e Vitória foi a terceira mais votada, com 102 votos, para fazer parte do grupo, que é formado por 15 cidades do mundo todo.

O assessor do Observatório de Indicadores da Prefeitura de Vitória, Alberto Salume, acredita que a capital capixaba foi uma das escolhidas em função dos excelentes dados que apresenta nas áreas de saúde, educação e também de qualidade de vida.

"Estamos com um trabalho intenso para tornar nossa cidade cada vez mais inteligente e educadora, reconhecida por meio de indicadores nacionais como uma cidade que, apesar da crise, consegue manter a qualidade nos serviços públicos. Acreditamos que, com participação popular e gestão compartilhada, vamos avançar ainda mais", disse Alberto.


Voltar ao topo da página