Notícias

Dia do Professor: 4,5 mil profissionais exercem a vocação na rede municipal

Publicada em 15/10/2018, às 06h00

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Início do ano letivo SEME
André Sobral
Abertura do ano letivo 2017

Eles são os profissionais responsáveis por atuar diretamente na formação dos cidadãos. Através de seus ensinamentos, buscam aprimorar os cidadãos não apenas como estudantes, mas, principalmente, como seres humanos. Eles são os professores, que dedicam suas vidas para que os alunos possam construir seus sonhos.

Em Vitória, a rede municipal conta com 4.570 docentes, que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, dia 15 de outubro, é o dia deles.

Para esses educadores, ser professor é muito mais do que exercer um ofício. É uma vocação que facilmente se caracteriza como uma espécie de missão de vida.

É como disse o renomado escritor e também professor Augusto Cury: "Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida".

Depoimentos

"Após 32 anos no magistério da rede municipal de Vitória, sinto-me vitoriosa, pois foram anos de comprometimento com a construção da educação infantil na minha comunidade. Quantos projetos que levaram as crianças a sonhar, a ter perspectivas, a aprender e a ensinar. Tudo que vivi me constituiu na profissional que sou hoje", afirma Lilian Magione de Souza, professora do Cmei Odila Simões e uma das profissionais que são destaque do 11º Prêmio Professores do Brasil.

"Me sinto realizada em ser professora de Artes da educação infantil de Vitória, lugar que escolhi estar por fazer parte das minhas pesquisas e por se tratar de um momento especial da vida que é a infância. E, ainda, por estar no Cmei Santa Rita de Cássia, onde tenho todo apoio da equipe para realização do meu trabalho, com um calor humano que faz toda a diferença, podendo, assim, me entregar com a paixão que me move dentro desse segmento da educação básica", afirma Sônia Maria de Oliveira Ferreira, que recentemente foi escolhida professora destaque do 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Cidade educadora

Por conta do empenho e da capacitação desses profissionais - 95% deles têm no mínimo especialização, fora um número expressivo de mestres e doutores - e também por conta da modernização dos processos pedagógicos, a capital capixaba hoje é bicampeã em Educação (2016 e 2018) do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas).

"A essência do nosso trabalho está voltada para o fortalecimento da aprendizagem. Por isso, nossa enorme gratidão a cada professora e professor pelo relevante trabalho realizado em nossas unidades de ensino", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Férias de 45 dias

A última conquista dos professores da rede municipal foi o recebimento do pagamento de um terço de férias equivalente a 45 dias do recesso. Com isso, os profissionais que solicitarem férias referentes ao período aquisitivo de 2018 já passam a contar com o novo cálculo, recebendo então o adicional sobre os 45 dias.

"Esse foi um importante passo no reconhecimento do trabalho incansável e dedicado dos profissionais da Educação. Por mérito, eles gozam de 45 dias de férias, e, agora, passarão a receber o equivalente a esse período. É uma enorme conquista e uma vitória da Educação pública da cidade", afirma Adriana.

Matéria relacionada

Dia do Professor terá homenagem aos profissionais da rede municipal


Voltar ao topo da página