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Prefeitura busca carros elétricos em projeto piloto de sustentabilidade

Publicada em 25/07/2018, às 17h58 | Atualizada em 26/07/2018, às 17h39

Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab

Carro elétrico

Carro elétrico gera economia aos cofres públicos e também reduz a poluição ambiental. Projeto da Semohab contempla dois veículos (Ampliar imagem)

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) busca no mercado brasileiro a oferta de carros totalmente elétricos, com capacidade para quatro pessoas, homologados para circular pelas ruas e com preços compatíveis com os carros movidos a combustão.

O objetivo é a aquisição de dois veículos para o projeto piloto de incorporação dos carros movidos a eletricidade na frota municipal.

A proposta inclui ainda a instalação de dois eletropostos com alimentação por painéis fotovoltaicos. Eles transformam a luz solar em energia elétrica para alimentar as baterias dos veículos e serão instalados no pátio da Semohab e na sede da Prefeitura de Vitória.

Os dois carros serão usados para as atividades típicas das secretarias, no caso da Semohab visitas dos engenheiros e arquitetos às obras e aos terrenos disponíveis para construção de equipamentos públicos, fiscalização dos andamentos dos empreendimentos e também o transporte de processos entre as secretarias. Hoje, um veículo destinado a essa atividade circula, em média, 6 mil quilômetros por ano.

Economia

"A Prefeitura de Vitória está com várias ações estratégicas em relação à produção de energia limpa e sustentabilidade. Vamos inaugurar, nos próximos dias, a primeira usina de produção de energia solar do Estado, no estacionamento em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá. A energia ali gerada vai alimentar vários postes de iluminação pública com economia de recursos para a Prefeitura. O uso de carro elétrico, por meio de várias iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela PMV, também contará com ações que envolvem o uso de energia limpa e mobilidade", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Benefícios

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Para o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, o carro elétrico vai gerar, além de economia para o município, benefícios para o meio ambiente ao deixar de emitir monóxido de carbono na atmosfera. "Esse projeto piloto tem um objetivo maior de iniciar a discussão sobre sustentabilidade. É um marco importante na temática sustentabilidade, que deve ser o propósito de todo ente público", acrescentou.

A economia anual será de R$ 48 mil com combustível e menos 3 mil quilos de monóxido de carbono lançado no ar. A meta da Semohab é ser a pioneira no serviço público no incentivo ao uso do carro elétrico como alternativa à redução da poluição ambiental e ao uso da energia solar para geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas.

Pioneirismo

Participam da elaboração dos projetos o engenheiro eletricista Rodrigo Fraga, a arquiteta urbanista Bianca Margon e a engenheira civil Mariana Daré.

Divulgação Semohab

Carro elétrico

Proposta inclui ainda a instalação de dois eletropostos com alimentação por painéis fotovoltaicos (Ampliar imagem)

A equipe opera em três frentes de trabalho - pesquisa do melhor veículo, pesquisa de melhor eletroposto e elaboração de projeto para instalação das placas fotovoltaicas –, sob as seguintes diretrizes: disponibilizar veículos elétricos para atender a rotina do poder público; reduzir custos com combustíveis; minimizar impacto ambiental e cumprir o papel de cidade educadora ao incentivar a sustentabilidade nas áreas urbanas.

Prefeituras de outros estados usam carros elétricos, mas alimentados por energia comprada das concessionárias de energia. "O uso de veículos verdes servirá como referência para a população e para os servidores da Prefeitura de Vitória", apontou a arquiteta Bianca Margon.

Experiências

O uso de carros elétricos é incentivado pelo poder público municipal em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza. No mundo, existem cerca de 2 milhões de carros elétricos. No Brasil, apenas 5,9 mil, o que representa apenas 0,29% da frota mundial.


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