Notícias

Biblioteca lança novas edições das coleções José Costa e Roberto Almada

Publicada em 07/12/2017, às 14h35 | Atualizada em 11/12/2017, às 18h42

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Miguel Depes
Publicação "Manhosa Escrita: Miguel Deps Tallon Vida e Obra" será relançada na Biblioteca Municipal pela coleção "Roberto Almada"

Reapresentar ao público textos e autores fundamentais para a literatura produzida no Espírito Santo. Essa é a proposta das coleções "José Costa" e "Roberto Almada", que terão suas novas edições lançadas nesta terça-feira (12), às 19 horas, na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, com distribuição gratuita.

Os lançamentos das coleções são uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e a Academia Espiritossantense de Letras.

"São duas obras importantes tanto para a cultura, de um modo geral, quanto para a literatura, de uma forma particular. Ambos os textos referem-se a personalidades seminais daquilo que podemos chamar de letra criativa. Miguel Depes Talon, professor, escritor, pensador – agora biografado e estudado pelos olhos argutos e inteligentes de Getúlio Neves. E Mendes Fradique, nome fictício para obra vasta e verdadeira. Dr. Voronoff é uma aula de bom humor e narrativa", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Ele completou: "A Semc tem orgulho de cumprir sua obrigação: financiar e difundir textos tão fundamentais, obras tão importantes, em ilustríssima companhia: a Academia Espiritossantense de Letras". 

Coleções

Divulgação Semc
Dr Voronoff
Romance "Dr. Voronoff", publicado em 1925, foi reeditado pela coleção "José Costa"

Pela coleção "José Costa", voltada para textos inéditos e reedições sobre a história do Espírito Santo, será lançada a reedição do livro "Dr. Voronoff": romance, v. 26, de Mendes Fradique, pseudônimo de José Madeira de Freitas.

"A coleção José Costa registra a memória literária capixaba, e esse livro foi publicado em 1925. São obras históricas, desconhecidas do leitor contemporâneo, e que precisam ser reeditadas pela importância que têm para a cultura capixaba", disse o escritor e presidente da Academia Espiritossantense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro.

Já dentro da coleção "Roberto Almada", que apresenta a biografia de autores capixabas e a análise crítica de suas obras, será lançada a publicação "Manhosa Escrita: Miguel Deps Tallon Vida e Obra", que conta com a organização, seleção e estudo crítico de Getúlio Marcos Pereira Neves.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, acredita que os lançamentos são uma oportunidade para que os leitores possam conhecer a história da literatura produzida no Estado. "O objetivo das publicações é estimular o interesse pela produção literária capixaba, as pesquisas e leituras regionais".

Apresentação

O lançamento dos livros das coleções José Costa e Roberto Almada contará com a apresentação do Coral Artescanto, que apresentará canções natalinas.

Serviço
Lançamento das Coleções José Costa e Roberto Almada
Quando: 12 de dezembro, terça-feira, às 19 horas
Onde: sede da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima - rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Distribuição gratuita
Aberto ao público

Voltar ao topo da página