Notícias

16 dias de ativismo: campanha promove ações pelo fim da violência contra mulher

Publicada em 16/11/2017, às 15h32 | Atualizada em 17/11/2017, às 17h57

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Campanha visa alertar a população para combater a violência contra a mulher (foto encenação)

Nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, será dada a largada para a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". No calendário de programação, estão incluídas atividades como rodas de conversas, sarau, festas e ações culturais em vários espaços da cidade.

A abertura da campanha, que este ano leva o tema "Por elas e com elas: falando sobre violência contra mulher", acontece na Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras, a partir das 14 horas.

Em seguida, haverá uma mostra de vídeo com sarau, em alusão ao Dia da Consciência Negra, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro.

Na quarta-feira (22), acontecerá a edição do Cine Juventude, com o tema voltado para violência contra a mulher. O encontro será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Resitência.

Já na sexta (24), haverá o encontro "Por elas e com elas: falando sobre violência contra mulher". O debate será realizado na quadra da escola de samba Novo Império, às 19 horas.

Já no sábado (25), Dia Internacional de Enfrentamento à Violência, acontecerão três atividades. Haverá abordagens na feira livre de Jardim da Penha, com panfletagem da rede de serviços oferecidos pela Prefeitura às mulheres vítimas de agressão. No mesmo dia, ainda acontecem mutirão da Justiça Comunitária, na Casa do Cidadão, e o evento "Lacração", no Mucane.

Saiba mais

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público engajados nesse enfrentamento.

No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.


Voltar ao topo da página