Notícias

Participantes do projeto Vitória Alfabetizada recebem óculos de grau

Publicada em 25/03/2014, às 13h46

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Diego Alves
Vitória Alfabetizada - Diolinda Dominga Souza
Dona Diolinda disse que a leitura melhorou após receber os novos óculos
Diego Alves
Vitória Alfabetizada - Alzita Vieira Silva
Alzita afirmou que passou a enxergar melhor e ter menos dificuldades na aprendizagem

Eles são adultos, estabeleceram família, criaram seus próprios negócios, aproveitaram muito do que a vida pode proporcionar, mas não sabiam ler e escrever. Assim, participar do projeto Vitória Alfabetizada mudou não apenas um, mas dois aspectos da vida dos participantes. Além de terem se apropriado da leitura e da escrita, também ganharam óculos de grau. Afinal, ler e escrever é primordial, mas enxergar bem é fundamental.

Entendendo que o conhecimento e a permanência do adulto na sala de aula estão diretamente ligados aos problemas de visão, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do projeto "De olho no futuro", do Programa Saúde Escolar (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou triagem para identificar os participantes com dificuldades visuais, que resultou na entrega de seis óculos de grau até o momento. Diolinda Dominga Souza, de 73, foi uma das alunas contempladas.

"Não aprendi a ler porque, quando nova, meu pai me proibiu de ir à escola. Participar do projeto foi de grande impacto em minha vida, já que sou uma senhora de 73 anos e sempre tive o sonho de poder assinar o meu nome. No início, eu tinha uma certa dificuldade para aprender e só depois da consulta descobri que era por causa dos óculos, que já eram antigos. Agora, com os novos óculos, não só a minha leitura melhorou, mas também no meu dia a dia pude perceber algumas mudanças, já que as informações não estão mais embaralhadas", contou a dona de casa Diolinda.

A secretária municipal de Educação em exercício, Maria do Carmo Starling de Oliveira, destacou que os novos óculos contribuem para eliminar qualquer barreira que atrapalha o aprendizado dos alunos. "Alguns desses pacientes nunca fizeram exames oftalmológicos na vida. E outros estão com os mesmos óculos há muitos anos sem terem passado pela revisão. A entrega dos óculos certamente contribuirá com a efetividade da apropriação da leitura e da escrita, eliminando barreiras que impedem o êxito do processo de aprendizagem", disse.

Oportunidade

"Vim do interior da Bahia, e não tive oportunidade de estudar quando criança. Cresci e não consegui conciliar trabalho e estudos. Hoje sou uma pessoa feliz porque a realidade é outra e já consigo ler, escrever e assinar o meu nome. Posso fazer minhas compras e auxiliar meus filhos com o dever de casa. Por vezes, eu pensei em desistir por causa da minha visão instável, ocasionada pelo diabetes. Tinha dias que aprendia melhor, outros não. Agora cuido melhor da minha saúde e os óculos ajudam a corrigir a minha visão. Tenho certeza que estes eram os itens que faltavam para que eu pudesse melhorar nos estudos", disse a auxiliar de serviços gerais Luciene Ferreira da Silva.

"A mudança foi por completo e positiva em todos os sentidos. Nunca havia participado de um ambiente escolar. Agora, estudar faz parte da minha rotina e estou muito feliz por estar prestes a concluir esta etapa. Aprendi a escrever várias palavras e agora vou começar a juntá-las. Percebi que a principal dificuldade era devido aos óculos que utilizava, pois estavam antigos. Depois que recebi os óculos novos, passei a enxergar melhor e ter menos dificuldades na aprendizagem", contou a dona de casa Alzita Vieira Silva.

Encaminhamentos

Diego Alves
Vitória Alfabetizada
Alunos do Vitória Alfabetizada com dificuldades visuais receberam novos óculos
Diego Alves
Vitória Alfabetizada
Entrega dos óculos contribui com a efetividade da apropriação da leitura e da escrita

Ao todo, 118 participantes do Vitória Alfabetizada já passaram pela triagem, 84 já compareceram à consulta com oftalmologista e 32 já podem se dirigir às óticas para escolha das armações e fabricação das lentes.

Os óculos de grau foram disponibilizados para todos os alfabetizandos moradores de Vitória que possuem cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e que foram identificados com alguma circunstância visual. As ações do projeto "De olho no futuro" serão executadas em todas as turmas coordenadas pelo projeto Vitória Alfabetizada para atender alfabetizandos identificados com alguma condição visual.

Triagem

No momento da avaliação preliminar, os participantes relataram dificuldades para enxergar o quadro, desenvolver atividades em papel nas cadeiras, visão embaçada ao realizar leitura, coceira, ardência, vermelhidão, dor de cabeça, lágrimas em excesso, pterígio, conhecida como "carne esponjosa", entre outros problemas. No diagnóstico, as maiores incidências identificadas foram miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Alunos do Vitória Alfabetizada passaram por uma triagem para avaliar necessidade de receber novos óculos
Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Óculos de grau foram disponibilizados para todos os alfabetizandos moradores de Vitória que possuem cartão do Sistema Único de Saúde

Voltar ao topo da página