Notícias

Poesia ajuda alunos de Nova Palestina a aprender a ler e escrever

Publicada em 12/03/2014, às 12h42 | Atualizada em 12/03/2014, às 13h01

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de TV Gazeta


Reprodução TV Gazeta
Vitória Alfabetizada
Jocimar Costa está aprendendo a ler e escrever por meio de poesias nas aulas do Vitória Alfabetizada em Nova Palestina

As aulas do Projeto Vitória Alfabetizada utilizam métodos variados para auxiliar o ensino de jovens e adultos. Uma turma de Nova Palestina, por exemplo, aprende a ler e escrever por meio de poesias, e a tecnologia também é utilizada como aliada.

Um dos alunos já consegue ler os versos do poeta Patativa do Assaré. "Quero paz e liberdade, sossego e fraternidade na nossa pátria natal", recitou o auxiliar de cozinha Jocimar Costa. "Agora, até mesmo na tristeza posso passar algo para alegrar as pessoas", contou.

Euzélia de Souza, aluna da mesma turma, ajudou o colega Jocimar e leu outro verso da poesia de Assaré. "Quero ver do sul ao norte, com nosso caboclo forte".

Ela é dona de casa e precisava se recuperar de um acidente que aconteceu há cinco anos. Ela perdeu parte da mão direita e agora decidiu aprender a escrever com a mão esquerda.

 

Apoio

Reprodução TV Gazeta
Vitória Alfabetizada
Professora Fabíola Goulart substitui a lousa por um quadro digital interativo durante as aulas

Euzélia encontrou no Vitória Alfabetizada o apoio de que precisava para voltar a estudar. "Eu me sinto mais valorizada. Antes eu só andava na rua com a mão fechada e tampada com um pano, porque eu tinha vergonha. E agora eu faço tudo, escrevo… Eu não tenho mais o que reclamar. Só agradecer a Deus e à nossa professora maravilhosa", contou.

Uma vez por semana todos participam de aulas especiais com jogos educativos e exercícios de alfabetização no computador. A professora Fabíola Goulart substitui a lousa por um quadro digital interativo, que facilita o aprendizado e estimula ainda mais a turma. "Trabalhar com alfabetização usando métodos alternativos não é tarefa fácil, mas eles acabam gostando muito e fazendo suas próprias poesias", contou.


Voltar ao topo da página