Beneficiários do Bolsa Família terão curso de qualificação

 

Samira Gasparini
Os cursos serão na área da construção civil

Vitória é a primeira cidade do Brasil a fazer parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Civil, programa do governo federal que vai oferecer  415 vagas para beneficiários do Bolsa Família. O investimento total é de R$ 327,850 mil. A ação será executada em parceria pelos Ministérios do Desenvolvimento Social, Trabalho  Emprego, Prefeitura de Vitória e entidades que darão os cursos.

O Planseq é um programa criado pelo governo federal para qualificar a população - de baixa renda familiar - de regiões onde há grande demanda, ou defasagem, de mão-de-obra em setores específicos da economia. Com as obras do PAC e crescimento imobiliário em Vitória, a capital foi escolhida para entrar no Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil.

A partir deste mês, o Ministério do Trabalho estará enviando cartas para as famílias cadastradas no Bolsa família. Um membro de cada família terá direito a inscrever-se para qualificação. O integrante deverá procurar a Agência Municipal do Trabalhador (avenida Princesa Izabel, 599 - Edifício Março – térreo, telefone 3132-5310) para fazer o cadastro e depois aguardar a convocação para a inscrição nos cursos.

As famílias que aderirem ao Planseq não correm risco de perder o benefício do Bolsa Família. A pessoa ainda recebe ajuda de custo de transporte e alimentação durante o curso de qualificação e terá direito de receber o piso salarial da função escolhida. Ao todo, Vitória tem 11,154 mil famílias inscritas no bolsa família.

Para participar da qualificação é necessário ter, no mínimo, 18 anos e concluído a quarta série. O critério de seleção das famílias participantes é feito pelo Ministério do Trabalho. (Edgard Correa)

 

3 de setembro de 2008
Cultura
Espaço Circuito Cultural de São Pedro tem Bossa Nova neste final de semana
03/09/2008
Jazz
Saxofonista americano Ray Moore fecha o Circuito Vitória Jazz nesta quarta-feira
03/09/2008
Obras
Reforma de escadaria beneficia moradores de Frandinhos
03/09/2008
Educação musical
Educadores de Vitória farão apresentação de musicais
03/09/2008
Qualificação
Beneficiários do Bolsa Família terão curso de qualificação
03/09/2008
Cursos
Prefeitura de Vitória abre inscrições para diversos cursos
03/09/2008
Graffiti
Jovem da capital representa o Estado na 1ª Bienal Internacional do Graffiti
02/09/2008
Benefício
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro para não perderem renda
02/09/2008
Mar
Incrições abertas para o 8º Salão Bienal do Mar
02/09/2008
Meio Ambiente
Inscrições para a Feira do Verde vão até esta sexta-feira (5)
01/09/2008
Cine Video
Vitória Cine Vídeo abre período de inscrições
26/08/2008