|
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) promove, a partir desta terça-feira (24), no auditório Manoel Vereza de Oliveira, na Universidade Federal do Espírito Santo, o III Fórum de Atenção ao uso de Álcool e Drogas do município de Vitória e II Fórum da Região Metropolitana.
Participarão do debate das políticas de atenção aos usuários os secretários estaduais de Segurança pública, Rodney Miranda, de Educação, Haroldo Correa, e o de Justiça, Ângelo Roncalli, além da promotora de Justiça da 2ª Vara de Infância e Juventude da Serra, Abgail Teixeira. Participarão ainda pesquisadores das Universidades Federais da Bahia e Rio de Janeiro e diretores de Serviços de Atendimento aos usuários de álcool e drogas.
O objetivo é aprofundar as discussões das políticas que fazem interface na atenção aos usuários de drogas e a busca da superação dos entraves e fragilidades na concretização e funcionamento da Rede de cuidados no cotidiano.
Este ano, o tema é A desconstrução de estigmas e paradigmas para um trabalho em rede. Na abertura do evento será realizada uma conferência com a representante do Ministério da Saúde, Kátia Galbinski Rodrigues, sobre “A Desconstrução de Estigmas e Paradigmas para um Trabalho em Rede”. evento é gratuito e aberto ao público. (Luana Amorim)
Confira a programação:
Dia 24/06/08 terça-feira
8h – Credenciamento
8h30 _ Apresentação Cultural da SEME
9h – Solenidade de Abertura
10h- Conferência: “A Desconstrução de Estigmas e Paradigmas para um Trabalho em Rede” – Conferencista: Drª Kátia Galbinski Rodrigues – Ministério da Saúde.
Coordenadora: Izis Nascimento – CPTT/Caps ad
10h45 – Mesa Redonda – Dimensões sociais da Droga: Saúde,Educação, Assistência Social,Cidadania e Segurança Urbana.
Participantes: - Dr. Haroldo Correa Rocha - Secretário Estadual de Educação;
Dr. Antônio Schirmer - Coordenador Estadual de Saúde Mental;
Dr. Rodney Rocha Miranda – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Pública sa Social.
Coordenadora: Durvalina Maria Sezare Oliosa - SEMCID
12h – Intervalo de Almoço.
13h30 - Conferência: “A Educação Permanente Como Instrumental de Concretização da Rede” - Drª. Salette Maria Barros Ferreira / UFRJ /IPUB.
Coordenadora: Aldinea Gomes de Mello Coutinho- Caps ad de Vila Velha
14h15 – Mesa Redonda – Tema: “Uso de Crack – Infância, Adolescência e Adultos – Epidemiologia e Tratamento”
Participantes:
Ronei Oliveira – NEAD/UFES
Cláudia de Paulo e Vanessa B. C. Peron – Projeto Agentes de Prevenção/PMV
Scheila Silva Rasch e Vera de Moraes - CPTT /Caps Ad
Coordenação: Rosana M. Marangoni – CPTT/ Caps Ad
15h15 – Café
15h30 – Trabalho em Grupo nos GT´s:
Tema: Uso de Drogas: “Um Desafio para a Saúde, Educação, Assistência Social, Cidadania e Segurança Urbana.
17h30 – Avaliação do Dia
Dia 25/06/08 quarta-feira
8h30 – Café de relacionamentos
9h – Apresentação Cultural – Adolescentes do CPTT/Caps Ad
9h30 - Mesa Redonda: Tema - “Drogas, Violência e Mortalidade – Um Discurso Recorrente na Sociedade” - Participantes:
Cultura: Marcelo Magalhães de Andrade - CETAD/UFBa
Justiça: Ângelo Roncalli - SEJUS/ES
Saúde Mental: Patrícia Von Flach - CETAD/UFBa
Coordenação: Expedito Jorge T. de Souza - PF/COESAD
10h45 – Trabalho em grupo nos GT´S (preparação da apresentação para a plenária)
12h – Almoço
13h30 – Mesa Redonda: “Ato infracional do adolescente relacionado ao uso de drogas”
Participantes:
Silvana Gallina - SEJUS/IASES
Marcela Serrat Freire - CAPS AD II Laranjeiras
Abgail Teixeira – Promotora de Justiça da 2ª Vara de Infância e Juventude da Serra
Coordenação: Marcelo Magalhães de Andrade - CETAD/UFBA
15h15 - Café de relacionamentos
15h30 - Plenária final: Apresentação dos trabalhos dos GT´S
16h30 – Avaliação Final – Consultorias:
Salette Maria Barros Ferreira / UFRJ
Patrícia Von Flach / CETAD/UFBA
17h30 – Encerramento
|