| Ludmila Pecine |
Marcos Salles |
 |
.jpg) |
De forma alegre e bem colorida, a Prefeitura de Vitória realiza nesta quinta-feira (12), a partir das 18 horas, a ação “Um dia sem Trabalho Infantil”, nas ruas de Jardim da Penha e Praia do Canto. A proposta da equipe Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é mostrar às crianças da cidade quais são os seus direitos. Para isso, a ação contará com capoeira, dança de rua e adultos vestidos de personagens da literatura infantil, como a Emília. Além disso, a população irá receber um catavento, símbolo do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com mensagem educativa.
Chamar a atenção e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do trabalho infantil também é um dos objetivos da ação. “Além de atrair as crianças para o mundo do lúdico e da brincadeira, queremos mostrar à população que o trabalho infantil é violação de direitos. Criança merece lazer e educação”, afirma a coordenadora de Prevenção do Trabalho Infantil, da Violência e do Conflito com a Lei, Fabíola Barbosa da Silva.
Em Jardim da Penha, a atividade terá início às 18h e será realizada na Praça do Supermercado Epa. Já na Praia do Canto, a ação será realizada perto do Empório Santo Antônio às 19:30h. Ao final de cada ação será distribuido um kit lanche, contendo picolé, pipoca, suco, entre outros comidas típicas de circo. A ação conta com a parceria do Programa de Atendimento Social de Rua, Projeto Caminhando Juntos (Cajuns), Guarda Municipal e Núcleo Afro Odomodê.
12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
Instituída em 2002, em virtude da publicação do relatório da Conferência sobre o Trabalho Infantil em Genebra, a data 12 de junho é considerada o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças, por ser o único a adotar política específica de enfretamento a esse tipo de trabalho: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Programa é uma ação do Governo Federal que tem por objetivo retirar crianças e adolescentes, de sete a 15 anos, da situação de trabalho.
Em Vitória, cerca de 430 meninos e meninas fazem parte do Peti. As famílias que participam do Programa tem acesso a diversos benefícios, como o acompanhamento psicossocial e oferecimento de atividade extra escolar para as crianças e adolescentes.
Catavento - símbolo brasileiro é adotado mundialmente
O símbolo do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é um brinquedo multicolorido e cheio de energia, o catavento. Criado no Brasil, como contribuição de uma agência de publicidade à campanha, ele foi adotado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em todo o mundo. O catavento colorido simboliza o respeito à criança e às diversidades de raça e gênero. Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização e a geração de energia, capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo. (Texto - Ludmila Pecine com colaboração de Vivian Batista / Coordenação de arquivo fotográfico - Elane Couto Uliana / Coordenação de fotografia - Carlos Antolini / Edição - Inês Simon) |