| Carlos Antolini |
.jpg) |
Pessoas idosas da Capital, representantes de instituições sociais e do poder público podem se inscrever, gratuitamente, para a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 27 e 28 de maio. Com o tema 'Avaliação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios', o evento visa avaliar as políticas públicas municipais e propor novas ações voltadas para a terceira idade. A abertura será, às 17horas, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail comid@vitoria.es.gov.br ou via fax 3382 6177.
Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso ( Comid), Gerusa Ster da Silva Narcísio, a Conferência é uma oportunidade de identificar os desafios na implementação da Política Nacional para Pessoa Idosa. “É preciso construir novas projetos e fortalecer a rede de proteção social à terceira idade, assegurando os direitos dessa parcela da população, que cresce cada vez mais”, destacou a secretária.
A abertura da Conferência conta com a presença do prefeito João Coser e da secretária de Assistência Social, Ana Maria Petronetto Serpa. A assistente social e doutoranda em Política Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Maria das Graças Cunha Gomes, realiza a primeira palestra da Conferência, com o tema “Avaliação da Implantação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”. O segundo dia do evento será realizado no Auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJE) da Ufes. (Texto: Ludmila Pecine).
Confira a programação
27/05 (terça-feira)
17h Recepção dos participantes
17h20 Apresentação cultural – Grupo de Teatro do Centro de Convivência da Terceira Idade de Maria Ortiz
17h40 Solenidade de abertura
João Coser – Prefeito de Vitória
Ana Maria Petroneto – Secretária de Assistência Social (SEMAS)
Representante do Conselho do Idoso (COMID)
Representante Nacional de Direitos Humanos (CNDI)
Representante dos usuários dos serviços municipais de atenção à pessoa idosa
18h10 Conferência de abertura: “Avaliação da Implantação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”
Profa. Maria das Graças Cunha Gomes – Assistente Social, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutoranda em Política Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
28/05 (quarta-feira)
8h15 Recepção e credenciamento
9h Apresentação da programação (orientações) Regimento Interno da Conferência
10h Mesa redonda com Secretários Municipais de Vitória
“O Compromisso do Município de Vitória na Atenção à Pessoa Idosa: a Construção da Intersetorialidade”
11h Debate
11h30 Intervalo para almoço
13h Grupos de trabalho
16h15 Leitura, discussão, votação e aprovação do documento de deliberação dos grupos de trabalho
17h30 Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
18h Solenidade de encerramento e confraternização
Apresentação cultural – Coral “Recordar é Viver” - Centro de Convivência da Terceira Idade de Maria Ortiz |