Seminário de Violência contra crianças mobiliza vários segmentos sociais

 

Samira Gasparini

A proteção da criança e do adolescente sob a ótica dos direitos humanos abriu nesta terça-feira (13) a série de palestras no I Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi. Ao abordar o tema, o gerente de Políticas de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Bruno Alves de Souza, conclamou os presentes a transpor os limites do encontro para impedir esse tipo de violência.

“Que as vozes desse Seminário ecoem para muito além dessas paredes e que sejamos capazes de impedir que volte a ocorrer a história de Araceli Cabrera Sanches, que aos 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estruprada e morta por membros de uma família tradicional do Espírito Santo em 1973, tendo o crime prescrito sem a condenação dos culpados”, disse Bruno, que também é presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos. Esse crime teve tanta repercussão que a data de 18 de maio se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ele também fez uma reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990, e enfatizou que, apesar dessa lei trazer  uma doutrina nova de proteção integral, na prática, continua sendo implementada sob o paradigma do velho Código de Menores, com destaque na punição.

Abuso sexual

“A violência sexual está presente em qualquer parte do mundo e a internet fortaleceu a pedofilia”, destacou o juiz José Antônio Daltoé Cezar, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, que falou sobre a escuta da criança no sistema de Justiça Brasileiro. Ao mostrar o panorama sobre a rede de computadores e sua abrangência mundial, ele ressaltou que existem 20 mil sites com conteúdo pedófilo e o Brasil é o quarto país entre tantos que reproduzem essa prática criminosa.

Daltoé relatou a experiência de Porto Alegre, onde a criança vítima de violência sexual é ouvida e o depoimento dela é levado em conta quando ocorre o julgamento do abusador.

O Seminário prossegue nesta quarta-feira (14). Para a secretária de Assistência Social, Ana Petroneto, o evento é importante como forma de articulação de todos para mudar a realidade que traz fatos cada vez mais graves. “Não sabíamos que tínhamos tantos casos de violência sexual quando começamos a pesquisar sobre o tema. Nossa responsabilidade é evoluir na luta pelos direitos da criança e do adolescente e fortalecer nosso compromisso com a causa”, disse a secretária.

Para o professor de educação física e estudante de Direito, Luiz Cláudio Neves, 47 anos, debates como esse são importantes para mobilizar a sociedade e profissionais que lidam com crianças e adolescentes para que as pessoas denunciem esse tipo de violência. “É preciso também fortalecer o Poder Judiciário para que o julgamento dos casos sejam resolvidos com mais rapidez”, concluiu. (Janete Carvalho e Ludmila Pecine).

13 de maio de 2008

Crianças

Seminário de Violência contra crianças mobiliza vários segmentos sociais
12/05/2008

Handebol

Duas escolas da rede municipal estão na final de handebol das Olimpíadas Escolares
12/05/2008

CD

CD Brincapixaba é lançado com palestra de Ziraldo
12/05/2008

Ato em defesa da vida

Entrega de flores marca protesto contra violência
12/05/2008

Rotatórias

Adiada campanha educativa sobre uso correto das rotatórias na ruas de Vitória
12/05/2008

Jogos escolares

Última semana de jogos das Olimpíadas Escolares
12/05/2008

Guarda

Agentes Comunitários da Guarda Civil passam a usar armas a partir de terça-feira (13)
09/05/2008

Terra Mais Igual

Famílias fazem opção pelo reassentamento do Terra Mais Igual nesta semana
09/05/2008

Marquises

Marquises notificadas pela PMV já reduziram risco
09/05/2008

Gripe

Campanha de vacinação de idosos contra a gripe é prorrogada até dia 16
08/05/2008

Cinema

Cineclube Kbça exibe filmes inéditos neste mês de maio
08/05/2008

Pesquisa

CDV publica edital para apoio a pesquisas em nove áreas da engenharia
07/05/2008

Facitec

Facitec apóia novas pesquisas em turismo, biodiversidade e recursos naturais
07/05/2008

Doutorado

Facitec disponibiliza quatro bolsas de doutorado até 16 de junho
07/05/2008

Bolsa Família

Usuários do Bolsa Família com benefício bloqueado devem regularizar cadastro até dia 30
06/05/2008