|
A Prefeitura de Vitória vai realizar melhorias viárias na interseção da avenida Nossa Senhora dos Navegantes com a rua Clovis Machado (via de acesso à Terceira Ponte para quem está na Enseada do Suá). As obras, que incluem o aumento do número de faixas e a construção de uma ilha para apoio para pedestres, objetivam melhorar a fluidez, aumentar a velocidade e garantir condições de travessia segura no trecho. Para a realização das melhorias, a prefeitura começa a retirar do canteiro da Navegantes 35 exemplares arbóreos, dos quais 27 são mudas de ipê e serão transplantadas para a Praça do Papa, próximo à cantina e ao playground.
Kadidja Fernandes |
.jpg) |
 |
| Será implantada mais uma faixa na avenida Nossa Senhoa dos Navegantes |
Além do aproveitamento de 77% dos exemplares arbóreos, outras medidas serão tomadas para diminuir o impacto da retirada das árvores. “Com o novo projeto viário, serão criados canteiros, onde serão plantados seis exemplares de espécies arbóreas. Está sendo realizada, também, na Praça do Praça, a revegetação da Ilha do Papagaio com espécies nativas”, afirmou o engenheiro florestal Renato Carvalho Castro, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Já na calçada da Praça do Papa, ao lado da ciclovia, serão plantados 11 exemplares de angico, uma espécie que cresce rápido e tem copa grande, beneficiando quem estiver na calçada e na ciclovia.
Saturação
Estudos mostram que essa interseção da avenida Nossa Senhora dos Navegantes com a rua Clovis Machado apresenta um nível de serviço quase próximo à saturação, na hora pico, segundo o assessor técnico da Sedec Leonardo Schulte. O nível de serviço, que é uma forma qualitativa de mensurar o trânsito, vai de A (livre trânsito) a F (congestionamento total) e o cruzamento em questão está classificado no nível E no período de maior movimento – das 16h às 20h.
“Quanto mais baixo o nível de serviço, pior a velocidade e maior a formação de comboio de veículos”, explica Schulte. Segundo ele, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para grandes capitais, quanto mais baixa a velocidade, maior a emissão de partículas poluentes. (Angèle Murad)
Saiba mais sobre as mudanças
|