| Sedec |
 |
 |
O projeto arquitetônico e urbanístico - apresentado pelo prefeito João Coser - prevê área de lazer, um Memorial da Paz, restaurante e duas lanchonetes, mirante e decks de madeira com bancos, uma área específica para eventos, parque infantil, um relógio do sol, passeios para caminhadas, monólitos, iluminação especial e um estacionamento com 570 vagas. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação.
O projeto urbanístico ocupará 54, 5 mil metros quadrados, já o arquitetônico cerca de três mil metros quadrados. O aterro, as obras do estacionamento e a drenagem já estão sendo realizados. A licitação deve começar na próxima semana e as obras deverão ser iniciadas até o final de novembro.
O novo paisagismo contemplará a arborização e jardins privilegiando espécies nativas. Haverá recomposição da vegetação da Ilha do Papagaio e abertura de trilhas ecológicas. O sistema viário na região será reestruturado, haverá ciclovia, piso especial e preservação do acesso à praia. A sinalização será feita com rochas ornamentais e um calçadão ligará o espaço embaixo da Terceira Ponte até o Hortomercado.
Movimentação
| Helson Moura |
 |
| Prefeito João Coser e o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kléber Frizzera, apresentaram o novo projeto arquitetônico da Praça João Paulo II |
Segundo o prefeito João Coser, a nova praça deverá ter movimentação o ano inteiro, sendo uma das melhores opções de entretenimento da Capital para moradores e turistas. Ele destacou que na concepção do projeto referências da região como a Baía de Vitória, o monumento da Cruz do Papa, a Ilha do Papagaio e a Pedra dos Olhos foram valorizadas.
“O Convento da Penha, marco de nossa história e um dos principais atrativos turísticos do estado também poderá ser apreciado de vários ângulos”, destacou. O prefeito contou ainda que a proposta também é integrar a cidade na composição de eixos de lazer a partir do Hortomercado em direção a Praça da Enseada.
João Coser ressaltou ainda que os eventos deverão ser realizados durante o ano todo com capacidade estimada para até 25 mil pessoas numa área reservada de 25,177 mil metros quadrados. Já as feiras ocuparão, no máximo, 4,422 mil metros quadrados. Nesse terreno reservado haverá áreas gramadas e calçadas e um rosa dos ventos ao centro.
“Não teremos a preocupação de realizar grandes eventos, mas acontecimentos seguros, variados e que atraiam públicos diversificados e motivados também pela descontração, contemplação e com uso consolidado do espaço que será alternativo”, destacou o prefeito.
Contemplação
| Sedec |
 |
 |
O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, disse que a Ilha do Papagaio terá atenção especial, com trilhas ecológicas e mirante de madeira. Já o Memorial da Paz terá espaço para exposição sobre cultura, trará registros históricos sobre a visita do Papa João Paulo II e a história e cultura do povo capixaba.
O espaço será rebaixado e quem estiver na praça e observar a cruz não verá o memorial de maneira frontal. “Nosso principal objetivo com a nova Praça do Papa é preservar um dos mais belos cenários de Vitória e fazer com que a população contemple a área e nos ajude a mantê-la utilizado o espaço com freqüência”, disse Kleber Frizzera. (Fabrício Faustini)
|