.   
03 de agosto de 2006

Trânsito

Curso do Denatran será realizado em Vitória

Esporte

Futebol de campo das comunidades entra na segunda fase

Experiências

Ex-alunos das escolas municipais dividem experiências

Exposição

O notável mundo dos insetos na Escola da Ciência-Biologia e História

Saúde

Moradores ganham nova Unidade de Saúde

Conhecimento

Escola da Ciência-Física promove oficinas de ilusão de óptica para crianças

Amamentação

Semana Mundial de Aleitamento Materno tem programação em Vitória

Cultura

Morto por 30 dias estréia com apresentações gratuitas na Fafi

Salão

Júri popular escolhe a instalação Caiximiti como a melhor obra do Salão do Mar

Concurso

Procon realiza concurso de redação para integrantes do Projovem

Resultados

Prefeitura divulga resultado do processo seletivo simplificado
w w


Ex-alunos de escolas municipais dividem experiências

 
Carlos Antolini
Jovens se reúnem para troca de experiências

Liderança de turma, criação de grêmio estudantil e participação no conselho de escola. Essas e outras experiências foram debatidas, na última quinta-feira (27), pelos ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo Fernando dos Santos e  Jocelino Júnior, no Fórum de Representes de Turma, realizado no auditório Zemar Moreira Lima.

Jocelino Júnior, 15 anos, atualmente estuda no Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo. “No São Vicente fui líder de turma, integrante do conselho de escola e presidente do grêmio estudantil e da comissão de formatura”.

A primeira mudança foi feita na festa de formatura. “As festas anteriores eram organizadas pela escola e não tinham nem refrigerante. Nós, então, cobramos mensalidade, conseguimos juntar R$ 5.600 e pudemos até fazer dois passeios para comemorar”, relembra. “Toda essa participação serve para mostrar que a escola tem muito mais importância do que ensinar a ler e escrever”.

Voto

Carlos Antolini
Jocelino e Fernando dos Santos

Na escola estadual Fernando Duarte Rabelo a prática dos debates é colocada em prática. “Falamos sobre o voto para presidente da República. Outros temas são gravidez, a vida e o Brasil atual”.

Fernando dos Santos foi diretor de Rádio, Comunicação e Imprensa do Grêmio Estudantil da São Vicente e disse que tenta implantar a mesma organização na escola Irmã Maria Horta. “As escolas estaduais não têm esse tipo de entidade. Além disso, queremos também ter representação no Conselho Estadual de Educação”.

Fernando dos Santos e  Jocelino Júnior, mesmo estudando em escolas do Governo do Estado, ainda visitam as unidades da Prefeitura de Vitória para estimular a criação e participação dos estudantes nos grêmios. (Tarcísio Costa)